Saiba quais os cuidados para curtir o carnaval com os pets

Veterinário orienta atenção redobrada com hidratação, sol forte, aglomerações, som alto, além de evitar adereços e produtos que podem comprometer a saúde dos bichinhos de estimação

Foto: freepik

Os pets também podem cair na folia. Mas, para se divertir no carnaval sem comprometer o bem-estar, é importante ter alguns cuidados.

— As pessoas precisam ficar atentas a questões como hidratação, sol forte, aglomerações, som alto, além de tomar muito cuidado com fantasias, já que alguns adereços e produtos podem comprometer o bem-estar dos bichinhos de estimação — explica o veterinário Italo de Oliveira.

Fantasias confortáveis

As fantasias jamais devem tapar os olhos, dificultar a locomoção ou ser apertada.

— Para se certificar deste último quesito, é preciso sempre medir três dedos entre a roupinha e o corpo do pet, principalmente, na região do pescoço — orienta o veterinário.

Também é importante verificar se a fantasia não é feita de tecidos muito grossos e pesados. Isso porque os animais não transpiram da mesma forma que as pessoas. Portanto, trajes muito abafados podem dificultar o processo de transpiração dos pets e desencadear graves problemas de saúde.

Se for à noite, aplicar fitas refletoras nas roupinhas dos bichos de estimação para que motoristas, motoqueiros ou ciclistas possam enxergá-los a distância em casos de eventual perigo.

Foto: Pixabay

Experimentar antes e observar como os pets se comportam. O ideal é optar por roupinhas que permitam que eles andem com tranquilidade, pulem ou corram normalmente e não tenham dificuldades para fazer as suas necessidades.

Vale lembrar que alguns animais ainda travam quando são inteiramente vestidos. Se for o caso, é possível trocar as fantasias por adereços mais simples, como bandanas, laços, gravatinhas e até adesivos próprios para pets.

Barulho e multidões

Muitos bichos de estimação não estão acostumados com multidões e podem estranhar ambientes com muita gente e até com outros animais. Nesses locais, o som também costuma ser alto, o que pode incomodá-los, já que possuem capacidade auditiva maior do que a nossa.

— Por isso, se possível, é sempre melhor optar por eventos mais tranquilos ou próprios para animais. Nestes ambientes, é mais fácil evitar o desconforto dos bichinhos — afirma o veterinário.

O uso de guias e coleiras é indispensável, seja qual for a situação. Afinal, estes utensílios evitam que os pets se percam dos donos ou entrem em conflito com outros animais.

Proteção no ouvido

Para aqueles que vão ficar em casa e têm sensibilidade a barulho, é preciso fazer um isolante acústico do ambiente, fechando as janelas, deixando o ambiente tranquilo, evitando o estresse. Com orientação do veterinário, podem ser aplicados produtos para deixá-los calmos.

É possível utilizar protetor auricular para eles, como o algodão hidrofóbico, que repele água e acaba sendo um isolante acústico. Pode colocar um pedacinho de algodão com cuidado e bem superficialmente no ouvido do cão, somente no período que for exposto ao barulho. Logo em seguida, remover o algodão, pois se deixá-lo pode ter comprometimento de uma otite, por exemplo.

Foto: freepik

Sol e hidratação

Ao participar de blocos de rua, bailes, concursos ou desfiles a céu aberto, os tutores precisam tomar cuidado também com o horário. O Dr. Italo explica que, debaixo de sol forte, os pets correm o risco de ter hipertermia – que é quando a temperatura corporal sobe excessivamente.

— O melhor é não expor o pet diretamente ao sol, por períodos prolongados, entre 10h e 16 horas, que é quando as temperaturas estão mais altas durante o dia — recomenda.

Foto: Pixabay

Para manter a hidratação, levar garrafinhas d’água, junto com um recipiente, para que eles possam ingerir líquido em intervalos regulares. Além disso, também é fundamental utilizar protetor solar específico para pets nas orelhas, focinho e barriga dos bichinhos, principalmente, entre os de pelagem clara que correm maior risco de desenvolver câncer de pele.

— Todas essas medidas evitam o risco de problemas como insolação, queimaduras, entre outros, o que, claro, é muito importante para o bem-estar dos pets que participam do carnaval — conclui o veterinário.

Parceiros do Clube NSC oferecem descontos

Petz
A rede de pet shops é a maior do Brasil em número de lojas, somando 76 no país. A lojas reúnem tudo o que os bichinhos de estimação precisam para uma vida com qualidade em um só lugar. Os espaços Petz Estética e Petz Veterinário contam com profissionais especializados nos serviços de banho e tosa e na medicina veterinária – capazes de cuidar da saúde e da higiene dos pets da melhor forma. A loja online Petz oferece 7% de desconto para sócios do Clube NSC no hotsite. O desconto é aplicado automaticamente na tela de pagamento, via CPF. Não é necessário uso de voucher.

Cão.com – Hospital Veterinário 24h
O Clube NSC também oferece benefícios na Cão.Com, referência quando o assunto é inovação, qualidade e eficiência na prestação de serviços para animais de estimação. A clínica oferece serviços médicos veterinários especializados para cães e gatos, estrutura completa para atendimento de emergências e procedimentos de alta complexidade, atendendo presencialmente 24 horas todos os dias no bairro Santa Mônica, em Florianópolis. Nas unidades do Santa Mônica e Centro oferece também serviços de banho e tosa, que são acompanhados por veterinários. Sócio do Clube NSC tem desconto de 20% valor dos serviços de banho e tosa. Endereço: Avenida Madre Benvenuta, 1.642, Santa Mônica, e Travessa Stodieck, 52, Centro, ambas Florianópolis.

Espaço petfriendly

Aproveite o verão ao lado de seu companheiro. Localizada em Florianópolis, a padaria Panifico oferece espaço petfriendly. O estabelecimento busca atender um público bem eclético, desde aquele que está no caminho da praia até quem não abre mão do pão quentinho pela manhã. Um dos serviços com maior destaque da é o brunch servido aos domingos e feriados. A Panifico fica aberta das 7h às 21h, de segunda à sexta, e das 8h às 20h, nos fins de semana e feriados. O serviço de brunch vai até as 15h. Fica na Avenida Madre Benvenuta, 1.296, no Santa Mônica, em Florianópolis. Sócio do Clube NSC tem 20% de desconto no valor total da compra.

Para ser sócio do Clube NSC, você precisa assinar um dos jornais DC, Santa ou AN em Loja NSC. Com planos a partir de R$ 9,90 por mês, você tem acesso a todo o conteúdo de notícias e tem direito a utilizar os descontos do Clube em festas, shows, restaurantes, cinema, educação, serviços e muito mais.