Por conta do distanciamento social, passar o dia dentro de casa tornou-se o novo normal. O tempo extra em domicílio faz que as pessoas observem com maior atenção tudo o que está ao redor, principalmente, quando o espaço em questão é o próprio lar. Seja passar um tempo observando um móvel antigo, a pintura de uma parede que está desbotada ou algum objeto para decorar o ambiente, não importa o que seja essas pequenas coisas, que até então passavam despercebidas, começam a chamar atenção. E justamente por estar mais tempo em casa que você pode tomar algumas ações para deixar o seu lar ainda mais bonito e confortável.

Dedicar atenção e cuidar do espaço em que mais se passa tempo de vida é zelar por si e por aqueles que vivem sob o mesmo teto. A decoração de um ambiente não se limita somente a estética, trocar a cor das paredes e aromatizar a casa, por exemplo,
pode auxiliar a todos durante o período de distanciamento social.Adote uma composição diferente de móveis e dê a sensação de amplitude na casa, utilize cortinas e tapetes para melhorar a acústica e evitar ruídos externos, altere as cores de um ambiente e deixe-o mais receptivo e acolhedor, coloque aromatizadores nos espaços e deixe seus familiares tranquilos e relaxados.

Para explicar um pouco mais sobre de que forma trabalhar a decoração para auxiliar durante o distanciamento social, convidamos a decoradora Wilma Rosa, proprietária da Casa a Caso – Home Styling, para explicar o assunto. A empresa, localizada em Florianópolis, é especializada em revestimentos e decoração de interiores e faz
parte do time de parceiros do Clube NSC. A Casa a Caso oferece aos sócios do clube
15% de desconto sobre o valor da compra. Leia a conversa a seguir:

De qual forma alterar a decoração pode melhorar a interação entre os familiares em casa?

As almofadas são peças simples e de fácil renovação, trocando o tecido, por exemplo, você renova o espaço e agrega conforto para poltronas e sofás. Foto: Casa a Caso – Divulgação

A sensação sonora dos ambientes pode trazer efeitos negativos quando não levada em consideração. O som de eletrodomésticos, poluição sonora vinda da rua e falta de acústica podem atrapalhar seu momento de descanso ou mesmo aquele encontro com familiares, deixando o local difícil para uma conversa que leva à elevação do tom de voz. Revestimentos acústicos como tapetes e persianas evitam a propagação do som, trazendo mais privacidade e conforto ao ambiente. Persianas em janelas ou portas podem ainda conferir ao ambiente um detalhe de sofisticação ou despojamento – tudo depende da escolha o tipo de lâmina ou tecido.

Como deixar o ambiente da casa mais agradável alterando as cores das paredes e objetos?
A qualquer momento é possível transformar os ambientes da casa deixando mais aconchegante e revitalizado com a inclusão ou exclusão de alguns itens. Substitua objetos antigos por novos, troque as fotos dos porta-retratos por outras atuais ou mais significativas. O aparador ou buffet pedem uma bandeja ambientada com copos de cristais
e garrafas de licores castiçal, com vela dá o tom da sofisticação. Na mesa de jantar coloque um belo cachepô com orquídeas ou apenas um centro de mesa. Os tapetes também entram na lista. Tapetes pequenos podem fazer com que o ambiente pareça menor. A fórmula mais usada e de menor risco é ter um modelo que avance para baixo do sofá até a metade da largura do estofado, mantendo uma sobra de 20 cm nas laterais, espaço suficiente para acomodar poltronas e mesinhas. Há uma tendência e certa inovação nos revestimentos de tetos e paredes. Os tetos, antes quase sempre brancos, têm recebido revestimentos diferentes, como papel de parede o que proporciona aumento visual. A iluminação indireta também pode transformar os ambientes, deixando-os muito mais aconchegantes, podendo até mesmo dar a sensação de que eles estão maiores.

Sócio do Clube NSC tem 15% de desconto sobre o valor da compra na Casa a Caso – Home Styling, empresa especializada em revestimentos e decoração de interiores.

Velas perfumadas e spray de ambientes auxiliam na diminuição do estresse?
O sistema paladar-olfato está relacionado aos aromas que são, na verdade, ligados à nossa experiência de paladar, do gosto. Os aromas criam uma relação de afeto e isso proporciona uma conexão com nossas experiências históricas e culturais. O olfato é a primeira sensação no ambiente, antes mesmo de adentrá-lo. Ele pode proporcionar empolgação, felicidade, despertar memórias, mas também pode trazer tristeza e desconforto. Flores, difusores e velas são exemplos de opções de sensações, o aroma de Alecrim, por exemplo, promove o alívio do esgotamento mental, limpando a mente de confusões e dúvidas, agindo como um
ótimo remédio para dores de cabeça simples e as mais fortes como enxaqueca e também
de desmaios.Uma boa opção também são os perfumes para ambientes.

Para o home office como melhorar a concentração e conforto?

Utilizar tapetes maiores, que acomodem mais móveis, dá a sensação de amplitude no espaço e também melhora a acústica. Casa a Caso – Divulgação

Com um espaço arrumado, além das ideias fluírem melhor, tudo o que for necessário para realizar uma tarefa estará acessível. É indispensável escolher um cantinho dentro de casa para trabalhar, a escolha da “estação de trabalho” contribui para sua produtividade e evita distrações. Para organização, caixa-livro é uma ótima opção para organizar o espaço e serve também como item decorativo. A luminária articulada de bancada da mesma forma. Para mesas ou bancadas de trabalho próximas as janelas é interessante se pensar no conforto térmico e de luminosidade instalando uma persiana. Mantenha os itens usados com maior frequência perto do seu alcance. Se necessário, adquira móveis como estantes e armários para organizar o ambiente. Em relação as cores do ambiente a preferência são para tons neutros, cores muito vivas podem causar distrações, além de provocar cansaço visual.

Para quem deseja mudar a decoração de casa, por onde começar?
Todo ambiente apresenta três elementos básicos: piso, paredes e teto. O piso é o primeiro lugar para onde se dirige o olhar quando entramos em um ambiente. Se sua sala é pequena, um truque para deixá-la visualmente maior é usar um tapete grande e distribuir os móveis sobre ele. As cores do tapete podem conferir alegria ou sofisticação. Uma repaginação rápida na sala pode ser feita com papel de parede e novos tecidos, seja pela versatilidade de estampas e modelos, seja pela praticidade na instalação. Na sala, escolha uma nova cor para sofá. Almofadas completam a decoração, além de deixar o sofá mais aconchegante e são coringas na arte de renovar e criar um novo visual rapidinho sem grandes investimentos. Invista em móveis clássicos, ou uma poltrona ou um aparador. Porta-retratos também são muito bem-vindos. A quarentena é um convite para rever os álbuns de fotos. Aproveite esse tempo em casa e dedique seu tempo para deixar seu lar ainda mais confortável e acolhedor.

Para os sócios do Clube NSC essa tarefa fica mais fácil, pois eles contam com descontos em diferentes lojas de decoração e ambientes planejados. Além da Casa a Caso que oferece 15% de desconto sobre o valor da compra para associados, o Clube NSC também dispõe aos sócios: 15% de desconto na Urban Arts, a galeria de arte, em Florianópolis, que trabalha com mais de quatro mil artistas independentes e oferece serviços de impressão sob demanda e emolduramento das peças; 10% de desconto na DOC Studio Ambientes Planejados, desde 2010 no mercado em Florianópolis, a empresa oferece linha completa de móveis para todos ambientes da sua casa; e até 15% de desconto na Top Quadros, loja especializa na produção de quadros decorativos com centenas de opções de molduras e acabamentos, em Blumenau.

Com R$ 12,90 por mês desfrute do universo NSC Total. Acesse assinensc.com.br e tenha em mãos as principais notícias do Estado e garanta descontos do Clube NSC em mais de 400 parceiros. Assine e aproveite!

Leia mais

Restaurantes com entrega em domicílio e desconto do Clube NSC

Confira as datas dos eventos reagendados em Santa Catarina