Casamento: saiba como manter o romance depois do “sim”

Especialistas comentam e dão dicas para ajudar você a não perder o clima de namoro

O casamento é uma fase maravilhosa na vida de um casal. Mas todo “final feliz” tem seus prós e contras. As brigas, o comodismo e o cansaço podem esfriar o relacionamento. Essas divergências são normais até um certo ponto, pois o respeito não pode ser quebrado.

Edilaine Francescato, coach em relacionamentos e análise comportamental, conta como o esfriamento da relação pode ser revertido:

— Separar pelo menos um dia da semana para se dedicar à noite do casal. Não se trata de sexo, pode ser sexo também, mas aqui quero reforçar a importância de um tempo a dois fora do ambiente convencional! Saiam pra jantar, cinema ou algo inusitado diferente da rotina semanal. Os casamentos de modo geral esfriam, não simplesmente por ter acabado a fase da paixão, mas por não haver esforço de oscilar a rotina. E principalmente, aceitar que o amor é uma forma de comportamento, ou seja, comporte-se com o outro como espera que o outro comporte-se com você. O outro é necessário para evoluirmos, sendo assim impor ao outro o que somos, não irá colaborar em nada para manter o romance, pelo contrário, o cenário de confronto impulsiona conflitos e daí não há romance que perdure.

Leia também: 

Cuidar e ser cuidado é uma das melhores partes de um relacionamento 

O gostoso da vida é relacionar-se e estar uns com os outros

Nos primeiros meses de casado, tudo são flores. Mas acostumar com a convivência do outro, pode ser perturbador. A coach Soroya Salomão, fala sobre formas de começar a se adequar nesta fase:

Adaptação à nova rotina

Os primeiros meses são os principais para a adaptação da rotina e as diferenças do casal podem atrapalhar o romance no casamento. É nesse período que os hábitos são criados.

— Os seis meses iniciais são fundamentais para estabelecerem novas metas, criarem um planejamento financeiro e organizarem a bagunça de uma nova casa. É importante que cada um deixe claro os costumes que gostariam de manter e os que querem criar juntos. O casal precisa estar disposto a conversar e dialogar sobre tudo. A base de um bom relacionamento é uma boa conversa — , explica.

Comemore as conquistas

Celebrem juntos tudo o que conseguiram conquistar: a compra de um móvel novo, a troca de carro, um dia em que conseguiram fazer um programa diferente. Além, de claro, comemorar as tradicionais bodas de casamento.

— Em latim, a palavra boda significa ‘promessa’. Dessa forma, quando se diz ‘minha boda’ estamos dizendo ‘minha promessa’, explica a assessora de eventos Fabiana Pinheiro. As bodas são uma excelente alternativa para não deixar o romance apagar, pois são datas muito importantes para o casal.