Catarinenses criam novos negócios e descobrem no empreendedorismo um caminho através do Startup SC

Sebrae - Foto Divulgação

Conteúdo oferecido por Sebrae

Empreender não é fácil, principalmente quando o índice de sobrevivência das empresas é desanimador. Apenas quatro em 10 negócios ultrapassam os primeiros cinco anos, segundo o IBGE. Mas quem encontra no empreendedorismo uma nova perspectiva, pode contar com uma ajuda extra para driblar os erros do caminho. Uma dessas formas é o Startup SC, programa do Sebrae/SC que visa desenvolver e promover empreendimentos inovadores em Santa Catarina.

O programa aproxima empreendedores experientes de quem está começando. Em um ambiente predominantemente masculino, as mulheres têm ganhado cada vez mais espaço, liderando empresas de base tecnológica. A Smarket, que vende software de inteligência de ofertas para o varejo e é liderada por uma mulher, foi uma das selecionadas para participar do Startup SC. Em dois anos, o número de funcionários quadruplicou.

– O programa me ofereceu a oportunidade de conversar com especialistas diferentes, líderes em empresas que são referência. Foi um aprendizado intenso – comenta Marcela Graziano, CEO da empresa que participou da quinta turma do projeto.

O principal objetivo é desenvolver e fortalecer o ecossistema empreendedor em Santa Catarina. Para isso, o Sebrae/SC tem várias ações diferentes, como o Startup Weekend, os Meet Ups e o carro-chefe, o Startup SC.

Gratuito para os participantes, a iniciativa tem também como proposta que o conhecimento seja compartilhado. Indicação seguida à risca por Marcela que, após o projeto, virou mentora do Startup Weekend, outra ação em parceria com a TechStar que aproxima quem já sabe de quem está começando.

Segundo o Sebrae/SC, das 120 empresas que participaram do programa, entre 2013 e 2016, 60% continuam ativas, gerando uma receita de R$ 43 milhões e 585 empregos. Somadas, as startups participantes do programa levantaram mais de R$ 30 milhões em investimento.

– Nosso modelo de negócio foi melhor definido depois do Startup SC. E tivemos acesso a pessoas e investidores que seriam muito mais difíceis – conta Daniele Amaro, CEO da Viajor, participante da última turma de 2017.

Quem quer se aproximar dessas iniciativas, pode participar do Startup Weekend Women, evento que reúne mulheres para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. Durante a maratona de 54 horas, as participantes vão desenvolver soluções inovadoras para problemas reais de mercado, validar o modelo de negócio, preparar um protótipo e apresentar o resultado para um júri com mentores e especialistas. A segunda edição ocorre entre os dias 6 a 8 de outubro no auditório do Sebrae/SC, em Florianópolis, e as inscrições podem ser feitas através do site bit.ly/inscricaoswwomen2017.

O quê: Startup Weekend Women Florianópolis
Quando: 6 a 8 de outubro de 2017
Local: Auditório do Sebrae/SC (Rodovia José Carlos Daux, Km 1, João Paulo, Florianópolis)
Inscrições: bit.ly/inscricaoswwomen2017