Que tal uma ceia de natal saudável para conseguir controlar a balança?

Ceia saudável
Foto: Pixabay

Com a chegada das festas de final de ano, vem a preocupação em relação a ceia e os quilinhos extras que quase todo mundo ganha por conta dos exageros. O fato é que todo mundo adora o Natal e que é uma das épocas mais gostosas do ano, em muitos sentidos. Reunimos a família, amigos, trocamos presentes, compartilhamos comidas típicas dessa época, vivemos o espírito natalino em nossos lares.

O problema é que muitas pessoas focam demais na ceia e nos exageros alimentares que farão neste dia. Por isso, achamos importante reforçar que também é possível ter uma ceia saudável e comer normalmente, em quantidades moderadas, com prazer e sem culpas. O importante é fazer boas combinações no prato e também se alimentar de forma correta ao longo do dia da ceia, sem pular refeições com a ideia de chegar na hora do evento e comer demais.

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Para te ajudar, nós resolvemos dar algumas dicas de alimentos que não podem faltar e umas receitinhas deliciosas para você curtir o natal sem culpa:

  • Faça um lanche saudável antes da festa, assim você evita comer em excesso na hora da ceia.
  • Evite misturar os carboidratos como, por exemplo, arroz com farofa e arroz com batata. Escolha qual destes acompanhamentos mais gosta e consuma somente um deles.
  • Não centralize o pensamento na comida. Valorize estar com a família e amigos, e crie formas de se distrair, como amigo oculto, entrega de presentes, etc.
  • Dê preferência a alimentos grelhados e assados. Evite as frituras ou as consuma com moderação.
  • Tenha atenção plena em cada escolha, saboreie deliciosamente cada componente do seu prato e não fique pensando na próxima porção que será servida.
  • Na hora de escolher a sobremesa e as bebidas, as frutas e os sucos da época vão ser as melhores opções: pêssego, abacaxi, ameixa, manga e goiaba. Se não resistir aos doces, escolha as sobremesas que contenham frutas. Por exemplo, uvas com ganache de chocolate 70% cacau.
  • As nozes, amêndoas e castanhas são oleaginosas ricas em antioxidantes e só fazem bem para o coração, além de prevenir o envelhecimento, além de saciarem, complementam lindamente a ceia natalina.
  • Faça receitas alternativas para uma ceia de natal mais saudável. Se planeje para ter opções gostosas e saudáveis.
  • Escolha alimentos orgânicos, integrais e naturais. Frutas tropicais fresquinhas são bem vindas e ficam lindas na decoração da mesa, junto ao peru que ser a serviço!
  • Frutas secas como damasco, ameixa , entre outras são ótimas opções também e vão bem em um arroz mais elaborado, ou até mesmo em uma farofa mais saudável
  • Faça uma salada bem colorida com bastante folhas, frutas, oleaginosas, flores comestíveis

 

Receitas para uma ceia de natal saudável

 

Arroz natalino integral e funcional

Ingredientes
. 1 xícara de arroz integral ou arroz 7 grãos
. 4 colheres de chá de cebola roxa
. 2-3 colheres de sopa de nozes picadas
. 2-3 colheres de sopa de cranberries ( ou sementes de romã )
. 1 maçã grande, descascadas e cortadas em pedaços pequenos
. 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
. Sal marinho a gosto
. 2 colheres de chá de vinagre de vinho tinto
. 4 colheres de chá de cebolinha verde picada

Modo de preparo
Lave o arroz .Trazê-lo para ferver com 2 xícaras de água, em seguida, cozinhe em fogo baixo com a tampa por aproximadamente 30 minutos ou até que o arroz esteja macio. Combine o arroz cozido com todos os outros ingredientes em uma tigela grande. Misture bem e tempere. Decore com a cebolinha e pronto !

 

Farofa de amaranto natalina

Ingredientes
. 1 xícara (chá) de amaranto em grãos cru
. 2 xícaras (chá) de água
. 1 colher (café) de sal
. 1 colher (café) de pimenta do reino
. 1 colher (sopa) de hortelã fresca
. 2 colheres (sopa) de amêndoas laminadas torradas
. 2 colheres (sopa) de damascos picado em tiras

Modo de preparo
Em uma panela, acrescente o amaranto, o sal e a pimenta. Adicione 1 xícara de agua e tampe a panela, deixe cozinhar até secar o liquido. Em seguida acrescente restante. Deixe cozinhar até o amaranto ficar al dente. Desligue o fogo, acrescente as amêndoas, o damasco, a hortelã picada, misture bem e sirva.

Não esqueça que dá para festejar com moderação e se alimentar com uma comida mais saudável e mais leve!