Cervejarias artesanais valorizam a cultura local e viram tendência no mercado

Foto: Divulgação

Não é novidade que o Brasil está entre os países que mais consomem cerveja no mundo. Mas a mudança no cenário do produto consumido, é, sim!  Isto porque as cervejarias artesanais estão ganhando cada vez mais espaço, impactando o consumo de cerveja, priorizando o sabor diferenciado das bebidas artesanais, que surgem para valorizar a cultura local, indo de encontro ao “boom” da globalização, quando o mundo inteiro passou a consumir, praticamente, os mesmos produtos.

De acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em dez anos o Brasil foi de 70 para 700 cervejarias. Só no último ano o crescimento foi de 35%.

Na Grande Florianópolis, a Associação de Cervejarias Artesanais da Região Metropolitana de Florianópolis, conhecida como União Cervejeira, representa as principais produtoras da região. Elas estão espalhadas em 12 municípios e oferecem mais de 100 rótulos de cervejas que fazem referência a elementos da cultura manezinha.

Um exemplo são os rótulos da primeira cervejaria artesanal da Grande Florianópolis, que em 2019 completa 20 anos. Entre a Brava Bock, Jurerê Gold, Campeche Pilsen, Joaquina Weizen e Ingleses Pale Ale, ela oferece ainda o Chopp Ilhéu, que durante anos era o único chope artesanal de Florianópolis.

 

Entrada do produto na Grande Florianópolis

Quando Reinoldo Steinhaus, sócio proprietário da Cervejaria da Ilha, iniciou sua empreitada no ramo cervejeiro, em 1999, não imaginava que esse seria um mercado que viraria tendência. Quando a caminhada começou, o ex-técnico em informática começou a mergulhar nesse mundo, estudando e adquirindo conhecimentos e experiências, entre erros e acertos, com o tempo, virou mestre cervejeiro, sendo pioneiro em cervejas artesanais na Grande Florianópolis, um dos fundadores da ACERVA Catarinense, a primeira associação de cervejeiros caseiros do Brasil, e responsável por difundir a cultura cervejeira o estado de Santa Catarina.

Foto: Divulgação

Apaixonado por cervejas, ele resolveu investir no negócio antes mesmo de saber como funcionava. A ideia da Cervejaria teve início em 1997, quando o empresário começou, em parceria com outras empresas, o projeto de tanques e equipamentos para produção, algo que na época não era comum de se encontrar no setor. Foi então que ele resolveu se aprofundar e estudar cada vez mais sobre o assunto, recebendo consultoria de mestres cervejeiros de grandes cervejarias do Brasil e da Europa, passou a modernizar a fábrica e, finalmente, começou a distribuir sua cerveja artesanal em todo o estado.

Há 20 anos, na Grande Florianópolis, o Chopp Ilhéu era o único chope artesanal que existia e a Cervejaria da Ilha a única produtora de cervejas artesanais.

 

Comemoração

Em parceria com a Cervejaria Weinmann, a Cervejaria da Ilha está inaugurando seu primeiro bar, o Bar das Fábricas, localizado na Madre Benvenuta, o coração gastronômico da cidade.

No local, o chope será servido diretamente dos tanques, feitos sob medida e instalados no bar, que é ambientado para que o cliente se sinta realmente dentro de uma fábrica de cerveja artesanal. No total, serão 10 torneiras, cada uma delas com capacidade para 150 litros de chope.

Quem desejar, ainda, poderá levar para casa uma amostra do que tem por lá, pois serão vendidas cervejas em garrafas e os conhecidos growlers, recipientes que conserva o chope em geladeira por até 3 dias.

“Resolvemos abrir uma pequena fábrica para que o público entenda mais sobre o processo de produção da nossa cerveja e para aqueles que gostam de um bom chope artesanal possam ter um espaço exclusivo para apreciar nosso produto”, explicou Reinoldo Steinhaus, fundador da cervejaria e o pioneiro no processo de produção na Ilha.

Serviço
O que: Inauguração do Bar das Fábricas
Quando: dia 26 de julho, a partir das 19h
Onde: Av. Madre Benvenuta, nº 1168, Ed. Aldo Kuerten. Santa Mônica, Florianópolis.

Leia também:

Como harmonizar cervejas com os dias mais frios de outono e inverno

Chef Leo Abreu mostra como harmonizar pão com fermentação natural, carne e cerveja

Os benefícios da cerveja na saúde do homem