História, tradição e renovação no tradicional Chá de Páscoa, em Blumenau

Fotos Roberta Dalsenter

História, tradição, renovação e moda são os temas que busquei para criar a 12ª edição do tradicional Chá de Páscoa que preparo anualmente para receber as amigas em meu apartamento, em Blumenau.

A cada ano, procuro me reinventar na decoração, no conceito da mesa posta e no menu preparado especialmente para a ocasião. Gosto de curtir cada detalhe e inicio os preparativos com bastante antecedência. Desta vez, o chá será na próxima quarta, dia 17, e vocês podem acompanhar em meu Instagram a evolução da decoração e, principalmente, a festa.

Nesta coluna, antecipo alguns highlights do evento:

Louças centenárias

O Chá de Páscoa virou uma tradição entre amigos e família, mas as comemorações nesta edição vão além, e refletirão na cenografia que estou montando. São acontecimentos que se entrelaçam, como o aniversário de 160 anos do próprio Tabajara, localizado na rua que leva o nome do quinto-avô da Luiza. Alwin Schrader morou no endereço e está na biografia do Estado como um dos líderes do crescimento cultural e econômico do Vale do Itajaí. A Schrader, inclusive, também festeja seus 160 anos garantindo o título de “a mais antiga empresa de Santa Catarina”.

Fotos Roberta Dalsenter

Com tantas coincidências, conectar tudo isso me deu um clique para mergulhar no tema. Um dos destaques será a mesa posta, montada com as louças do acervo familiar, com mais de um século de história. Elas pertenceram com a esposa de Alwin, Elisa Hosang Schrader, e que tive a honra de herdar esse ano. É ou não é para comemorar?

 

A Fashionable Easter Debuts

Inspirada nas comemorações dos 15 anos da minha filha Luiza, que é uma das debutantes do Tabajara Tênis Clube, nasceu a ideia de fazer algo novo, jovem, para a idade dela e das amigas, também debutantes. Com isso, pela primeira vez, vou recebê-las para o chá.
Minha maior inspiração foi fazer uma coisa nova para as meninas. Acho que elas vão achar muito bacana, pois irão aprender sobre o ato de receber, como usar as peças de maneiras diferentes, além de renovar a etiqueta e as boas maneiras, sem perder a elegância.

 

Karl Lagerfeld

Quando pensei nas meninas, neste frescor da idade, logo a moda surgiu como algo interessante e de constante renovação, perfeito para o encontro. A paleta de cores seguirá os tons em homenagem à vida e obra do designer de moda alemão Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel e da Fendi.

Casquinhas de ovos foram pintadas com ícones das grifes – aproveite a dica! –, assim como, carinhosamente, recebi de amigas o empréstimo das famosas camélias da maison francesa guardadas como pequenos tesouros.

Preto, branco e dourado vão dominar a decoração, que terá ainda as pérolas da Joalheria Baier e as velas exclusivas da italiana Intimissimi. As convidadas serão recepcionadas com menu do Padeiro Artisan sob minha curadoria, degustação de chás da marca Landeerte, importados pela Stuttgart Artigos Finos; de águas da Voss; além da delicatessen do Empório Magnani.


Completando a experiência, Fashion Insights do Neumarkt Shopping e da Ótica Baier, juntamente com a consultora de imagem e estilo Fernanda Wachholz, apresentarão conteúdo de moda e comportamento em uma divertida prática sobre cores e formas.