Cia de teatro La Vaca celebra 10 anos com a estreia de “Ilusões”

Drica Santos, Renato Turnes, Milena Moraes e Anderson do Carmo. Foto: Divulgação

A companhia de teatro catarinense La Vaca comemora 10 anos com o projeto Ilusões – La Vaca 10 anos, em que os artistas da companhia revisitam a jornada, trilham novos caminhos, conectam-se com novos parceiros e exploram novas linguagens. A montagem foi feita a partir do texto homônimo do autor russo Ivan Viripaev e tem direção de Fabio Salvatti. O colunista da Revista Versar, Sandro Clemes, assina a cenografia da peça. A temporada de estreia de Ilusões ocorre de 11 a 13 e de 24 a 27 de maio, sempre às 20h, no Teatro do SESC Prainha, em Florianópolis.

Com Drica Santos, Renato Turnes, Milena Moraes e Anderson do Carmo, Ilusões representa uma mudança de rota em termos dramatúrgicos para a companhia. Ainda que o foco continue sendo a dramaturgia contemporânea, La Vaca propõe a encenação de um jovem autor russo, expandindo seu interesse para além do universo teatral latino-americano.

A companhia nasceu em 2008, com a montagem de Mi Muñequita, estreia brasileira do texto do dramaturgo uruguaio Gabriel Calderón. Nos anos seguintes, a companhia seguiu com parcerias com artistas da nova cena teatral latino-americana, especialmente criadores uruguaios, com a montagem de Kassandra, de Sergio Blanco, e UZ, outro texto de Calderón.

A nova parceria com o diretor Fabio Salvatti abre as perspectivas de exploração de novas formas de linguagem – o próprio texto de Ilusões reflete de forma metafórica sobre as questões que levam a companhia a propor esse projeto, uma vez que a peça trata da memória, tempo, resistência e permanência.

Ao narrar o relacionamento de dois velhos casais, Ivan Viripaev, autor do chamado Novo Drama Russo, compõe uma reflexão aberta sobre os mitos a respeito do amor, relacionamentos e permanência. O projeto pretende voltar à intimidade, numa espécie de reconexão entre intérprete e público. Por este motivo, decidiu-se promover a proximidade entre atores e espectadores.

Além da temporada de estreia de Ilusões, o projeto conta com a edição de uma revista comemorativa que será lançada na estreia do espetáculo e a apresentação gratuita de dois trabalhos do repertório da La Vaca ainda em 2018.

Ilusões

Quando: de 11 a 13 e de 24 a 27 de maio, às 20h
Onde: Teatro do SESC Prainha (Travessa Siryaco Atherino, 100, Centro, Florianópolis)
Quanto: entrada gratuita. Ingressos distribuídos no local a partir das 19h
Mais informações na página do evento

Leia mais:

Opinião: “Círculos” é uma obra madura de uma diretora que se interessa por pessoas

“This Is America”: quem é Childish Gambino e por que seu novo clipe está bombando

Comédia da Netflix inverte os papéis para falar de machismo