Cientistas descobrem substância que pode barrar avanço do câncer

Droga poderá ser usada em tratamentos iniciais para evitar que o tumor se espalhe para o resto do corpo

cancer
Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

Cientistas norte-americanos afirmam ter descoberto uma forma inédita de “congelar” as células cancerígenas, impedido a sua movimentação. O estudo foi publicado nesta sexta-feira (22) na Nature Communications e abre novos caminhos para impedir que o câncer se espalhe para outras áreas do organismo. As informações são do portal G1.

Os testes foram feitos com a molécula KBU2046, composto que inibiu o movimento de células do câncer em quatro diferentes tipos da doença: câncer de mama, próstata, colorretal e pulmão.

“O movimento é a chave. Se as células cancerígenas se espalharem por todo o seu corpo, elas vão tirar sua vida. Podemos tratar, mas esse movimento vai tirar sua vida”, diz, em nota divulgada pelo G1, Raymond Bergan, professor de oncologia médica no Instituto OHSU Knight Cancer (EUA).

Bergan explicou que o grupo pensou em um composto que só inibiria o movimento de células do câncer. O verdadeiro desafio estava em descobrir algo que não afetasse as células saudáveis.

Segundo Karl Scheidt, professor de química e farmacologia da Universidade Northwestern e responsável pelo laboratório do estudo, o KBU2046 se liga a proteínas das células de forma específica para somente impedir o movimento. A substância não afeta outras estruturas celulares, diminuindo os efeitos colaterais.

Os cientistas estimam que serão necessários dois anos e US$ 5 milhões para que os primeiros testes sejam realizados em seres humanos.

A princípio, a droga poderá ser usada em tratamentos de cânceres iniciais para diminuir ao máximo que o tumor se espalhe para o resto do corpo e que o paciente tenha um tumor intratável no futuro.

Leia também: 

Café, pimenta e canela: veja que alimentos ajudam a perder peso

Você sabe o que é a síndrome do olho seco? Conheça e previna-se

DIU: dói para colocar? A menstruação acaba? Quanto tempo dura? Tire todas as suas dúvidas