Cinco motivos para praticar yoga de deixar corpo e mente mais saudáveis

Ariana Rothermel trabalha com a proposta do Yoga para Mulheres com os conhecimentos do Sagrado Feminino.

O yoga é uma prática milenar que é utilizada há mais de 4000 anos. A filosofia do Yoga te leva a olhar para o todo e sentir parte desse todo. É olhar para o seu corpo de forma a aceita-lo e fortalece-lo para que cada dia a prática seja mais fácil. Em cada prática, é possível sentir a conexão do corpo físico, através das posturas e da respiração.

Mas o Yoga vai além disso, ele promove bem estar para as emoções e para a mente. A Instrutora de Yoga Ariana Rothermel fala um pouco dessa prática:

– Yoga é prática para aqueles que buscam corpo e mente saudáveis, mas também é terapia para quem quer viver a filosofia do Yoga. São alguns princípios que os praticantes recebem durante as práticas e vão direcionando esses saberes para o dia a dia. Cada prática é um despertar na direção da sua Verdade.

Entre alguns benefícios, podemos citar:

– Fortalecimento da Musculatura: através de posturas fortes e vigorosas, o corpo vai fortalecendo o corpo e a musculatura desenvolve de dentro para fora, pois trabalha o corpo com consciência total. Cada parte do corpo participa da postura.

– Melhora a concentração: Como você aprende a tomar consciência do corpo físico durante a prática, o corpo também vai tomando esse conhecimento para o seu dia a dia. Você se sente mais focado, pois já está treinando a mente a pensar em uma coisa de cada vez;

– Aumenta a imunidade: Com as técnicas de respiração, você leva mais oxigênio (de forma consciente) para todo o corpo, o que faz com que seu organismo trabalhe de forma mais equilibrada. No filme “Yoga, Arquitetura da Paz” tem um dizer “Assim longa como é a sua respiração, tão longa é a sua vida”. A respiração alcaliniza nosso sangue e faz, de forma natural com que seu corpo responda melhor às diversas situações;

– Diminui a ansiedade, melhora a disposição e vitalidade: Com técnicas respiratórias específicas, você pode aumentar seu rendimento no trabalho, na atividade física e até para dormir melhor. Com esse equilíbrio do corpo, mente e emoções, a sua vitalidade aumenta para que sua vida tenha mais qualidade e tranquilidade.

– Emagrece: isso mesmo, yoga pode te auxiliar em sintomas de obesidade. Geralmente o efeito de emagrecer e engordar é devido a uma alimentação feita por compulsão ou ansiedade. Tem práticas que você pode perder até 300 calorias, dependendo da intensidade das posturas.

Então se você acha que é preciso ter paciência para participar de uma aula de Yoga, desafie-se em fazer uma prática vigorosa e conhecer essa filosofia milenar que tem conquistado diversos famosos como Gisele Bündchen, Angélica, Danielle Suzuki, Fernanda Lima, entre outros.

Mais sobre saúde:
Você sabia que praticar esportes têm consequências para a saúde da pele?
Você sabia que a alimentação pode interferir na saúde dos olhos?
Entenda a importância da vitamina D para a saúde