Cinco motivos que provam porque vale a pena ser um homem romântico

Psicóloga explica a importância de se demonstrar as emoções para conquistar a felicidade e uma vida equilibrada emocionalmente

homem romântico
Foto: Pexels

Você já deve ter escutado a expressão “homem não chora”. Esta frase afirma que o homem não sente emoções ou, se sentir, não pode expor porque, se assim fizer, será considerado fraco diante dos amigos e pessoas ao seu redor. Para a psicóloga Camila Moura, tais afirmações podem ser chamadas de violência emocional, uma vez que está se dizendo a uma pessoa que ela não tem o direito de se expressar, de sentir e de demonstrar.

Leia também: Youtuber Fred Elboni lança sexto livro sobre relacionamentos

— Muito possivelmente por essa razão alguns homens tenham até receio de mostrar seus sentimentos nas relações amorosas e serem românticos — , diz a psicóloga que também é consultora do site de relacionamentos Amor&Classe.

Para a especialista, temos um debate intenso sobre a violência contra a mulher, o que é um ganho muito grande tendo em vista que em tempos passados as mulheres não tinham voz sequer para efetuar reclamações ou reivindicar seus direitos. Mas, além da violência contra a mulher, há um paradoxo de violência contra o homem. E este sofre, às vezes, calado, porque é considerado fraco pelos homens e descartado por muitas mulheres que ainda preferem o chamado “macho alfa”. Para Camila é importante, porém, falar um pouco mais sobre a violência contra os homens.

— Talvez pareça estranho em princípio, mas sabia que os homens também sofrem violência? — , pergunta a psicóloga.

A consultora diz que os homens devem e podem demonstrar as emoções, uma vez que elas são importantes em função de uma característica fundamental do homem romântico: a sensibilidade. Camila Moura aproveita para mostrar cinco razões de porque os homens devem ser mais românticos.

Leia também: Cuidar e ser cuidado é uma das melhores partes de um relacionamento

Sentimentos

Você é dono das suas próprias emoções e não as pessoas ao seu redor. Quem viverá sua vida e as consequências das suas escolhas é você e não as pessoas que te julgam. Portanto, o sentimento não falado ou o amor “jogado fora” por medo de falar sobre si é uma ferida que só você irá sentir.

Dica: Tenha momentos seus para colocar seus sentimentos em ordem. Se você já tem alguém que ama, busque compreender bem que sentimento é este e o que você espera da relação antes de ir conversar com a pessoa. Assim, você poderá ficar mais seguro quando for falar sobre si. Se você ainda não tem um amor, mas está conhecendo alguém, busque ser sincero com a pessoa sobre o que você espera de uma relação. Desta forma, você já consegue saber se aquela pessoa tem ou não valores parecidos com os seus.

Ser feliz

Você tem direito de lutar por sua felicidade. O homem que trata bem a parceira está construindo uma relação saudável e sentimentos bons que retornarão para ele. Lembre-se: quem planta felicidade, colhe felicidade.

Dica: Converse com sua parceira sobre as coisas que a deixam feliz e observe se está nas suas possibilidades realizá-las.

Leia também: Saiba como diferenciar amor de desejo

Emoções

Não expressar suas emoções não quer dizer que você não irá senti-las, isto só quer dizer que você está guardando-as somente para você e emoção estocada não levará suas relações a lugar algum. As pessoas precisam saber o que você pensa e o que você sente para que possam se relacionar integralmente com você.

Dica: quando você achar importante, tire um momento para mandar mensagem ou escrever recados para a sua parceira quando sentir que teve um pensamento bom junto com um sentimento agradável em relação a ela.

Igualdade

No amor e na dor somos todos iguais. Todos nós sentimos iguais, homens e mulheres, e demonstramos de forma diferente por questões culturais, mas nossos sentimentos são os mesmos. Os efeitos do amor no corpo são iguais para homens e mulheres. Quem nunca sentiu aquele tremor nas mãos e coração acelerado por conta de um amor? Nisto somos todos iguais.

Dica: Quando receber um gesto de amor da sua parceira, lembre-se que você também tem direitos de também mostrar o que você sente, afinal, você sente.

Romantismo

O romantismo faz bem para o coração quando ele é a expressão viva dos seus sentimentos por alguém. Desde que combinadas as ações românticas que são agradáveis para um e para o outro, viver pequenos atos românticos no dia a dia ajuda a manter viva a chama da relação. Você quer algo que faça melhor para o coração do que relações saudáveis?

Dica: Busque surpreender sua parceira naquilo que você já sabe que ela gosta, isto ajuda a quebrar a rotina e dar leveza ao dia.