Circuito Catarinense de Quadrinhos 2019 bate recorde de público nos primeiros dois dias

Festival de arte e cultura geek está ainda maior este ano: serão 9 dias de exposições,  oficinas, painéis, conversas com artistas e sessões de cinema em Florianópolis. Tudo gratuito

Foto: Eduardo Duks/Divulgação

Segue durante toda a semana a programação da terceira edição do Circuito Catarinense de Quadrinhos que lotou o vão central do Beiramar Shopping no último fim de semana.

— A meta era 2 mil pessoas no fim de semana e quase dobramos. O evento surpreendeu de forma positiva, superou expectativas logo nos primeiros dois dias — afirma José Mathias, idealizador do festival junto a Bruno Flesch.

Cinema, flash expos, oficinas, demonstrações de live art, games, hall dos artistas e outras atrações estão no cronograma do festival que segue até o dia 18 de agosto, tudo gratuito.

Artistas como a roteirista premiada Carol Pimentel — por três anos editora da Marvel Comics; o desenhista, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos argentino Lucas Ferreyra — com trabalhos publicados em vários países e desenhista dos Pinguins de Madagascar para a americana Dreamworks; e Ricardo Manhães — autor de best-seller na Europa, entre outros, entregaram conteúdo denso nas master classes, Talks e Encontros HQ. Os artistas também mostraram suas habilidades nas demonstrações de live art e interagiram com o público no Hall dos Artistas. Quem visitou a feira pode circular por todas essas atrações, além de participar de oficinas, jogar e ler. A surpresa ficou por conta do Cosplay Parade. Homem Aranha, Batman, Mulher Maravilha e Bumblebee, dos Transformers, passaram por lá e foram muito assediados.

No próximo fim de semana tem Cosplay Contest e as inscrições estão abertas no site até 16/8. O desfile e eleição dos três vencedores será no dia 18/8, às 17h30, no vão Central do shopping. No total, o festival vai distribuir R$ 1 mil em prêmios para os melhores cosplayers de quaisquer personagens de acesso público. O regulamento completo está no site.

Nove dias de evento em 2019

Em 2019 o evento está maior: serão nove dias de programação gratuita para todas as idades. Este ano destaca-se pela agenda voltada para formação e profissionalização do setor, com masterclasses, talks, entre outras atividades.

Entre os nomes que ainda virão para o festival deste ano estão Fernando Caruso, ator, dramaturgo e humorista; e da ilustradora catarinense Manu Cunhas, que em 2017 ficou em segundo lugar na categoria ilustração do Prêmio Jabuti.

Foto: Eduardo Duks/Divulgação

Encontro HQ e Talk HQ  

O festival tem espaço especial para o público encontrar ídolos e para artistas compartilharem processos criativos. Nos painéis do Encontro HQ, convidados irão falar sobre projetos e responder perguntas. No line up estão nomes como os Ilustradores e quadrinistas Magenta King e  Edu Vieira, da Quanta Academia de Artes.

Já o Talks promove palestras curtas de até 20 minutos com profissionais do mercado criativo sobre projetos e processos criativos no palco do evento. Já passaram pelo Circuito Luciano Martins, Carol Pimentel, Ricardo Manhães e Carlos Rutz. De sexta(16) a domingo(18), Edu Vieira, Davi Calil, Magenta King e os Três Elementos – Caverna do Caruso (Fernando Caruso, Ulisses Mattos e Rafael Studart) irão compartilhar suas trajetórias com o público no festival.

Foto: Eduardo Duks/Divulgação

Fomento ao mercado criativo

O fomento ao mercado criativo da Capital também é um dos propósitos do festival este ano. Além de entretenimento, estão programadas oficinas para adultos e crianças, master classes com alguns dos ícones da cena geek brasileira, conversas com artistas e autores e ainda papo sobre a cena autoral no Brasil e em Santa Catarina. E o estímulo à leitura, claro, está igualmente entre os objetivos do evento. No Lounge, espaço para ler, descobrir e relaxar montado no palco principal, no vão central do Beiramar Shopping, mais de 200 títulos de HQs estão disponíveis para leitura e empréstimo, além de boardgames para todas as idades. Também serão distribuídos kits de HQs para escolas da rede municipal de Florianópolis.

— As HQs utilizam a linguagem verbal e a não verbal, o que contribui muito na compreensão e formação do leitor. Além disso, ainda são uma forma de entretenimento de baixo custo e fácil acesso, com um apelo visual muito forte. Por isso agrada a tantas e diferentes gerações: todos já ganhamos uma HQ na vida — pontua José Mathias.

Foto: Eduardo Duks/Divulgação

Games, oficinas e master classes gratuitas

Games e animação, linguagens que fazem parte da cultura pop e do mercado da economia criativa — setor que a cada ano cresce no Brasil — são alguns dos desdobramentos da terceira edição do evento.  Na Maker Lab, espaço de aprendizado do Circuito Catarinense de Quadrinhos, educação mistura-se ao universo dos quadrinhos em oficinas e master classes para profissionais, acadêmicos e entusiastas.

— A economia criativa é uma das áreas mais promissoras para a geração de empregos e contribui para a transformação de diversas esferas sociais e econômicas.

Temos muito claro o nosso papel nesse contexto: fomentar o mercado fornecendo conteúdo, instigando a troca de experiências, estimulando a capacitação profissional e desenvolvimento de negócios — afirma José Mathias.

A programação completa das oficinas está em www.circuitodequadrinhos.com.br.

 

O Circuito Catarinense de Quadrinhos é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes  por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Beiramar Shopping. A coordenação geral é da Marte Cultural.

Serviço

O quê: 3º Circuito Catarinense de Quadrinhos
Quando: Até 18 de agosto de 2019
Onde: Vão central do Beiramar Shopping (Rua Bocaiúva, 2.468, Centro, Florianópolis). Sessões de cinema ocorrem no Cine Show (Piso L4), o Papo HQ na Cervejaria UNIKA (Piso L4)
Quanto: gratuito. Oficinas, master classes e painéis Papo HQ / Talks estão sujeitas a lotação. Ingressos devem ser retirados meia hora antes. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio

Leia mais:

“Floripa Que Horror!”: chega a Capital o primeiro Festival Internacional de Cinema Fantástico

Prêmio AF de Arte Contemporânea 2019 tem inscrições prorrogadas

Flakes Power vai jogar com fãs na Grande Florianópolis