Circuito Cultural promove 28 atividades gratuitas em Florianópolis no finde

Projeto ocorre neste sábado (18) e domingo e também terá atrações para o público infantil

Contêiner do projeto Circuito Cultural. Foto: CR2 Fotografia/Divulgação

Depois de percorrer oito cidades catarinenses, o projeto Circuito Cultural desembarca na Capital, pela primeira vez, promovendo uma série de atividades gratuitas neste fim de semana. A programação tem início na manhã de sábado (18), a partir das 9h30, na esquina das ruas Vidal Ramos e Trajano – endereço em que haverá um contêiner que receberá diversas ações.

A programação é plural: tem apresentação de coral, show de rock, biblioteca com aproximadamente 300 livros, games, exposição de fotografias, encontro de desenhistas e ainda uma edição exclusiva do projeto Museus Virtuais. A proposta é humanizar espaços públicos, principalmente no Centro de Florianópolis, que costuma ficar mais vazio nos fins de semana. No sábado, a programação é intensa e voltada para todas as idades. Já no domingo, o foco são as crianças.

Saiba mais sobre a programação

Na manhã de sábado, as famílias poderão adotar animais castrados na feira Adote um Patudo, na rua Vidal Ramos. Às 10h, o jornalista e guia turístico Rodrigo Stüpp conduzirá o público por uma Caminhada Histórica, com saída do contêiner, que vai percorrer diferentes pontos do Centro e terminar no Museu da Escola Catarinense (MESC).

Caminhada Histórica irá percorrer prédios e monumentos históricos da capital. Foto: Divulgação

No MESC, aliás, das 10h às 16h, a exposição Transborda, da fotógrafa Juliana Stringhini Ruchita, documenta pessoas em momentos de extrema sensibilidade. Em frente ao museu haverá também, às 12h15, uma apresentação de tango com a dupla Gabriel Barbugio e Roberta Franzoni.

De volta ao contêiner, às 10h30, os atores Leandro Magalhães e Paula Bittencourt encenam a montagem teatral A Menina e sua Sombra de Menino, com direção de Pépe Sedrez. Entre as atrações musicais, a apresentação do Coral do Ensino Médio da Escola Waldorf Anabá, com mais de 100 vozes, está marcada para as 11h15.

A menina e sua sombra de menino. Foto: Tóia de Oliveira/Divulgação

A musicalidade, força e ritmo do Cores de Aidê, que vem conquistando expressão na música catarinense, entram em cena em mais um Ensaio do Bloco Cores de Aidê, às 15h30, na Escadaria do Rosário.

O coletivo de desenhistas Urban Sketchers Florianópolis também estará no Circuito Cultural. Eles se reúnem há mais de dois anos com seus cadernos, lápis e aquarelas para desenhar as paisagens da cidade. O grupo irá se encontrar a partir das 14h, no sábado, na Escadaria do Rosário. Ainda entre os destaques das artes plásticas, o artista plástico Bruno Barbi, que adotou as ruas como laboratório, fará uma pintura ao vivo, a partir das 15h30 deste sábado.

Ações continuam no domingo

A criançada terá motivos para visitar o contêiner do Circuito Cultural no domingo (19), dia em que todas as atividades foram pensadas para o público infantil. A partir das 9h30, jogos recreativos, desenhos, biblioteca e contação de histórias prometem entreter os pequenos.

Às 10h30, haverá uma oficina de musicalização infantil com Cecília Marcon; mais tarde, às 11h30, a Cia. Mafagafos apresenta o Bailinho dos Mafagafos, com canções próprias e diversão para as crianças.

A programação completa, que contempla outras atrações, todas gratuitas, está disponível no site do Instituto Maratona Cultural.

Leia mais:

6ª Orquestra de Baterias de Florianópolis ocorre neste domingo

Silva se apresenta pela primeira vez em Florianópolis em outubro