Saiba os cuidados antes de fazer uma cirurgia plástica

cirurgia plástica
Foto: Divulgação

A preparação para uma cirurgia plástica começa com a definição de qual parte do corpo se deseja mudar. Depois é preciso informar-se ao máximo sobre o procedimento a ser realizado e estar bem psicologicamente para submeter-se a ele. Por isso, o pré-operatório é essencial. Dependendo do tipo de cirurgia, a preparação pode durar alguns meses, diz o cirurgião plástico Dr. Felipe Magno.

No mercado de cirurgias plásticas existem profissionais sérios e qualificados, mas existem também aqueles que fogem dos padrões éticos e profissionais exigidos pelos órgãos de autoridade médica. Por isso, o mais indicado é buscar referências com pacientes e com o conselho regional de medicina, antes de marcar o procedimento.

Leia também: Nariz da namorada do príncipe Harry está entre os mais pedidos em cirurgias plásticas nos EUA

Depois de escolhido o médico cirurgião, é necessário realizar todos os exames laboratoriais solicitados. O médico também fará o exame clínico e perguntará o histórico familiar, cirurgias que já foram realizadas e outros detalhes, explica a cirurgiã plástica Dra. Renata Wanick.

Outro ponto importante é conhecer as práticas a que cada profissional está habilitado. Via de regra, as cirurgias plásticas só podem ser feitas por cirurgiões plásticos, com especialização concluída em instituição de ensino reconhecida, ou por médicos de áreas específicas, como otorrino (nas cirurgias de nariz) e mastologista (para as plásticas de mama). Um dermatologista, por exemplo, não está apto a fazer uma cirurgia plástica, mas pode realizar preenchimentos faciais, como as cada vez mais populares aplicações de toxina botulínica e ácido hialurônico, porque recebem esse tipo de treinamento na residência médica.

Alimentação

É importante ter uma boa nutrição, para que o corpo esteja bem preparado para a cirurgia e para o pós-cirúrgico. Uma alimentação balanceada é um requisito para se ter uma boa saúde. A cirurgia plástica exigirá muito do organismo. Alimentos ricos em ferro e vitamina B12 irão prevenir problemas como a anemia. Uma dieta com níveis adequados de proteína, vitamina K, complexo B, vitamina A, ajudarão a ter uma melhor cicatrização.

Alimente-se com uma grande variedade de frutas e vegetais, ingira quantidades balanceadas de carnes e laticínios e evite excesso de carboidratos e açucares.

Hidrate bem a pele, pelo menos duas vezes por dia. Isso ajudará a pele ter mais elasticidade e minimiza o risco de estrias após a cirurgia.

Lembre-se que todo cuidado antes de uma cirurgia plástica é importante e fará a diferença para o sucesso da operação.