
Bem antes dos chefs se tornarem fenômenos midiáticos, integrantes do Clube Gourmet de Blumenau já respeitavam os padrões culinários da alta gastronomia, esbanjando criatividade em receitais autorais.
Os confrades, como são chamados os membros da confraria, seguem uma cartilha rígida de comportamento, onde é obrigatório o uso da Dolmã na hora da degustação à mesa, por exemplo. Além do traje protocolar, outras regras são cumpridas à risca, o que gera um certo mistério pra quem vê de fora, como eu.
Em um bate-papo exclusivo com o atual presidente Alexandre Bussarelo e com o chef Mauro Kirsten, tive a oportunidade de entender o espírito condutor que une esse grupo há tantos anos.
Com sentido agregador, preservam e praticam o associativismo, produzindo e difundindo conhecimento, ampliados pelo prazer de comer, do bem receber e dos luxuosos banquetes característicos dessa fraternidade, que também contribui com ações beneficentes locais.
Os jantares são considerados um compromisso importante na agenda anual, onde não é permitido a participação de mulheres, exceto em datas festivas pré-estabelecidas.
O grupo se reúne uma vez por mês, onde três chefs são responsáveis pela criação, preparação e apresentação do menu _ eles podem ainda receber convidados. Prezam pela qualidade dos ingredientes e a apresentação dos pratos que são harmonizados com vinhos, e finalmente avaliados e comentados após o jantar.
Os encontros são objetos de desejo e fazer parte deles configura uma espécie de honraria.
Os apreciadores
Atualmente com 19 integrantes o Clube Gourmet de Blumenau é formado pelos apreciadores da boa mesa:
Alberto Bertolazzi, Alexandre Busarello, Arno Pitz, Carlos Hering Filho, César Theiss, Dario Tomaselli Júnior, Djalma Luiz Faraco, Eocir Baeza Lopes, Evandro Minatti, Fernando Cesar Sanches, Hercílio Celso Baumgarten, João Carlos Müller Filho, Jonas Eduardo Franz, Mauro Kirsten, Nelson Gallois, Pedro Joaquim Waldrich, Rui Altenburg, Saul Treis e Valter Ros de Souza
Para inspirar
Duas criações autorais apresentadas recentemente pelo Chef Mauro Kirsten, que carrega na bagagem cursos na Alemanha e Espanha.


Leia mais:
Aprenda cinco receitas de picolés de frutas e ao leite
Aprenda receitas práticas e descoladas para receber amigos em cas
Estressado? Que tal parar e apreciar uma xícara de chá?