Clube dos Gourmets de Florianópolis festeja 29 anos na Serra Gaúcha

Os 30 anos serão comemorados em Paris

Fotos: Arquivo pessoal

O Clube dos Gourmets de Florianópolis festejou 29 anos de fundação com comemoração na Serra Gaúcha e programação exemplar de Eliane e Jeferson De Zorzi e supervisão do presidente Luiz Fernando De Vincenzi. O evento foi lindo. Começamos com um jantar na melhor escola de gastronomia do Sul do Brasil, passeio na Cave Geisse, com direito à degustação e visita, almoço típico italiano e jantar festivo no Spa do Vinho. Todos ficaram surpresos com a estrutura preparada para receber turistas e o acolhimento dos nativos. Os 30 anos serão comemorados em Paris.

Ficamos hospedados no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves, e o primeiro jantar harmonizado foi no Restaurante Escola Dolce Itália, em Flores da Cunha, comandado pelo chef italiano Mauro Cingolani.

No Dolce Itália, o aperitivo era uma bala de massa folhada com cogumelo, presunto cru e mostarda, harmonizado com o espumante Valmarino Brut Nature 2012. O antepasto foi uma crostata de tomates e abobrinha, molho de salsa e alcaparras com o vinho Terragnolo Chardonnay Greda 2015. O primeiro prato era espaguete artesanal com molho de queijo e pimenta do reino, com o vinho Lídio Carraro Dádivas Pinot Noir 2016. O prato principal foi costelas suínas (foto) desossadas e escalfadas, manteiga de ervas, purê de maçã vermelha e mostarda de frutas, com o vinho Miolo Merlot Terroir 2012. Para finalizar, foi servida a sobremesa de mousse de ricota com lavanda, sorvete com mel e geleia de morangos com o vinho Salton Intenso Chardonnay Licoroso. Um arraso.

O segundo jantar ocorreu no belo restaurante do Spa do Vinho, onde de entrada foram servidas mil folhas de berinjela com queijo de cabra. O prato principal foi filé recheado com queijo brie, batatas gratinadas e molho de cogumelos (foto). A sobremesa foi torta de massa de cacau, amêndoas e creme de damascos, todos harmonizados com vinhos e espumantes da Serra Gaúcha. Na volta, uma parada na Queijaria Valbrenta, na Estrada do Vinho, completou o passeio com as suas delícias produzidas no local. Até Paris em 2019.

Leia mais:

O melhor restaurante do mundo é italiano

Dobradinha de frutos do mar é perfeita para o inverno

Receita de cozido para os dias mais frios