
Desde que o mundo é mundo, o ser humano sempre entendeu que trabalhando em conjunto suas chances de sobrevivência eram muito maiores. Dentro dessa filosofia e com o intuito de fortalecer o mercado autoral nasceram os coletivos criativos. Hoje a coluna mergulha nas ações em prol da expansão mútua aqui de Santa Catarina.
Laboratório para novas marcas

Idealizado pela designer Simone Passarim, que em 2016 resolveu abrir as portas do seu atelier para abrigar e dividir espaço com outros profissionais, o FashionLab, em Blumenau, hoje conta com 13 empresas de diversos setores. Atualmente, além de ser um coworking, oferece estrutura física e ferramentas para o desenvolvimento da comunidade por meio de cursos e workshops para a área técnica de moda. Destaque para o programa de mentoria Mapmakers, feito em parceria com Mariana Francisco, que em um ano ajudou a criar mais de 50 marcas locais que hoje fazem parte da rede do FashionLab.
Impulsionando o mercado local

Com a ideia de ser colaborativo, criativo, justo, humanizado e descontraído, Maria Eduarda Boaventura e Roberto Butzke Jantsch criaram em 2017 a Enxame, que possui 20 marcas que saem da escala industrial alocadas em um espaço aconchegante e cheio de amor. “Tínhamos vontade de empreender de forma que impulsionasse as pessoas juntas com a gente. E como isso nasceu a loja colaborativa”, explica Maria Eduarda. A loja oferece opções de roupas, acessórios, cosméticos, papelaria, calçados e até fantasias infantis. De olho no futuro, o casal ainda revela, “Estamos programando algumas oficinas e queremos organizar um evento para comemorar nosso primeiro ano”.
Conectando pessoas

Ainda dentro do desejo de compartilhamento e com o intuito de fazer com que a cultura, o design e a boa gastronomia se unam em um só lugar, Blumenau sedia no dia 24 de novembro a 2ª edição da Entre.Atos, que irá reunir produtores independentes com peças autorais na Fundação Cultural de Blumenau. Graças ao sucesso da primeira edição o evento, esse ano praticamente dobrou o número de expositores e contará com mais diversos segmentos de moda, arte, decoração e bem-estar. O bacana do evento é sinergia criada, principalmente por se preocuparem com as criações que impactam positivamente a sociedade.
Leia também:
Veja exemplos de moda sem gênero produzidos em Santa Catarina
Conheça quatro iniciativas de moda com impacto positivo em Santa Catarina