Coletivos criativos impulsionam o mercado autoral da moda em SC

Hoje a coluna mergulha nas ações em prol da expansão mútua aqui de Santa Catarina

Fotos: Enxame/Divulgação

Desde que o mundo é mundo, o ser humano sempre entendeu que trabalhando em conjunto suas chances de sobrevivência eram muito maiores. Dentro dessa filosofia e com o intuito de fortalecer o mercado autoral nasceram os coletivos criativos. Hoje a coluna mergulha nas ações em prol da expansão mútua aqui de Santa Catarina.

Laboratório para novas marcas

FASHIONLAB - DIVULGAÇÃO (2)
Fotos: Fashionlab/Divulgação

Idealizado pela designer Simone Passarim, que em 2016 resolveu abrir as portas do seu atelier para abrigar e dividir espaço com outros profissionais, o FashionLab, em Blumenau, hoje conta com 13 empresas de diversos setores. Atualmente, além de ser um coworking, oferece estrutura física e ferramentas para o desenvolvimento da comunidade por meio de cursos e workshops para a área técnica de moda. Destaque para o programa de mentoria Mapmakers, feito em parceria com Mariana Francisco, que em um ano ajudou a criar mais de 50 marcas locais que hoje fazem parte da rede do FashionLab.

Impulsionando o mercado local

Fotos: Enxame/Divulgação

Com a ideia de ser colaborativo, criativo, justo, humanizado e descontraído, Maria Eduarda Boaventura e Roberto Butzke Jantsch criaram em 2017 a Enxame, que possui 20 marcas que saem da escala industrial alocadas em um espaço aconchegante e cheio de amor. “Tínhamos vontade de empreender de forma que impulsionasse as pessoas juntas com a gente. E como isso nasceu a loja colaborativa”, explica Maria Eduarda. A loja oferece opções de roupas, acessórios, cosméticos, papelaria, calçados e até fantasias infantis. De olho no futuro, o casal ainda revela, “Estamos programando algumas oficinas e queremos organizar um evento para comemorar nosso primeiro ano”.

Conectando pessoas

Fotos: Entre.Atos/Divulgação

Ainda dentro do desejo de compartilhamento e com o intuito de fazer com que a cultura, o design e a boa gastronomia se unam em um só lugar, Blumenau sedia no dia 24 de novembro a 2ª edição da Entre.Atos, que irá reunir produtores independentes com peças autorais na Fundação Cultural de Blumenau. Graças ao sucesso da primeira edição o evento, esse ano praticamente dobrou o número de expositores e contará com mais diversos segmentos de moda, arte, decoração e bem-estar. O bacana do evento é sinergia criada, principalmente por se preocuparem com as criações que impactam positivamente a sociedade.

Leia também:

Veja exemplos de moda sem gênero produzidos em Santa Catarina

Conheça quatro iniciativas de moda com impacto positivo em Santa Catarina