Colisões Criativas: projeto em Santa Catarina incentiva a criação de novas ideias

Glauco Manske no 1º Show & Tell Jaraguá do Sul - Foto Fernanda Mattos, divulgação

Foto Glauco Manske no 1º Show & Tell Jaraguá do Sul – Foto Fernanda Mattos, divulgação

Um projeto desenvolvido em Jaraguá do Sul promove o exercício da criatividade. O Colisões Criativas reúne designers e outros profissionais interessados em colocar novas ideias em prática por meio da colaboração, debatem como fazê-lo e formam uma rede de troca de experiências.

Na próxima quinta-feira, dia 18 de outubro, acontece mais uma edição do Show & Tell, que é o evento onde os participantes podem colocar seus projetos em debate. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail colisoescriativas@gmail.com ou pela página do Colisões Criativas.

Beto Shibata, artista gráfico e designer, é um dos nomes por trás do Colisões Criativas. Para ele, o Estado tem potencial criativo há ser explorado. Natural do Paraná, Beto mora em Jaraguá do Sul onde é sócio de um estúdio de design e uma consultoria criativa.

— Desde que mudei para SC há quase dois anos, vejo a capacidade que as indústrias e empresas têm para serem a potência de produção que são, mas no quesito criatividade e inovação vejo um campo amplo para ser explorado — explica.

O grupo foi criado pela internet em junho deste ano e se reuniu pela primeira vez no mês seguinte, quando foi organizado o primeiro Show & Tell. O formato do evento surgiu em Lucerna, na Suiça, mas há edições regulares em Berna, Zurique (Suiça), Stuttgart, Berlim (Alemanha), Seul (Coréia do Sul), Tóquio, Quioto (Japão), Nova York (EUA), São Paulo (Brasil) e, agora, em Jaraguá do Sul (Brasil).

Os encontros reúnem cerca 20 pessoas que atuam ativamente na discussão, mas, na plateia, já participaram mais de 100 pessoas. Os speakers, que são as pessoas que compartilham as histórias, falam durante sete minutos e depois as ideias são debatidas.

Qualquer pessoa pode participar

De acordo com Beto, o formato no Brasil foi adaptado. Lá fora, o Show & Tell discute problemas como o fato de pessoas talentosas do design desenvolverem suas empresas sem conexão com outros criadores. Aqui, a participação foi ampliada para outros profissionais que atuam com criatividade, como fotógrafos, ilustradores, artistas, infografistas, videomakers, publicitários, designers de embalagem, designers de objeto, designers de aplicativo, por exemplo.

Para provar que qualquer pessoa é capaz de criar se inovar, Beto lembra a história do montanhista amador Glauco Manske, de Jaraguá do Sul. Em 2016, com equipamentos e planejamentos desenvolvidos por ele mesmo, escalou a montanha Huayna Potosi, com mais de 6 mil metros de altitude, localizada na Cordilheira Real, na Bolívia.

— Glauco Manske se tornou um escalador autodidata pesquisando sobre o assunto na internet, vendo vídeos para se preparar fisicamente para o desafio, pesquisar sobre as mudanças que a altitude causa no organismo e até criando a própria ferramenta porque não encontrou disponíveis no mercado. Ele é engenheiro, isto ajuda mas isto não define o que ele pode ou não fazer em um desafio como este — completa Beto.

Saiba mais
Colisões Criativas
Quando: 18 de outubro, 19h
Onde: Extranoica Demodé (Avenida Waldemar Grubba, 1030, Jaraguá do Sul)
Como participar do Show & Tell: inscreva-se em colisoescriativas@gmail.com ou pela fanpage: Colisões Criativas.

1º Show & Tell Jaraguá do Sul – Foto Fernanda Mattos, divulgação

Leia mais posts de Estilo de Vida