Colômbia: Cartagena, um lugar para se visitar em qualquer época do ano

É uma das cidades mais bonitas da Colômbia, com história, restaurantes, belas praças, museus, vida noturna e uma série de atividades durante todo o ano

Fotos Roberta Dalsenter

De longe, Cartagena engana com seus novos arranha-céus e quase um milhão de habitantes. Parece uma metrópole maior e mais praiana do que é. Aliás, o que menos importa é a praia. Há tanta beleza concentrada em suas muralhas do século 16 que ninguém liga para o mar, que neste ponto não é azul.

Em vez disso, a cidade é magicamente colorida e festeira, parece pintada à mão com suas casinhas coloniais estampadas de todas as cores, emolduradas por buganvílias floridas, pelas frutas vendidas nas ruas, pelas palenqueras em seus trajes típicos e pelos grafites, que deixam fotógrafos e instagramers doidos.

Caráter, graça e barulho pelas praças exuberantes com gastrobares fofos, lojinhas, artesanatos, vendedores de suvenir e até rappers ambulantes ao som
do reggaeton se fundem em uma cidade que é dividia por dois bairros turísticos, a Cidade Velha Murada e o bairro ascendente Getsemaní.

É uma das cidades mais bonitas da Colômbia, com história, restaurantes, belas praças, museus, vida noturna e uma série de atividades durante todo o ano, o que a torna interessante para visitar em qualquer mês.

Caminhe pelo Getsemaní

É o bairro da moda. No passado era o bairro mais temido da cidade, quem pisava ali sem ser convidado era ameaçado de morte pelas gangues do narcotráfico e da prostituição, que foram substituídas por uma nova geração: uma multidão descolada de artistas, fotógrafos, chefs, dançarinos, escritores e fashionistas de todos os cantos dos mundo em busca de um estímulo cultural.

Prepare-se para o calor excessivo, ultrapassa a sensação térmica que temos aqui em alto verão. Caminhar pela cidade é o melhor jeito de conhecer Cartagena, deixando se perder pelas pequenas ruas. Esse é o melhor plano da viagem: estar ali.

Você vai encontrar pelo caminho restaurantes com delícias do litoral, ruas cheias de pequenas lojas com artesanato local, pequenas boutiques de roupas dos designers mais famosos da Colômbia, obras de arte com assinaturas se misturam com as charmosas casas de cafés, com grãos que são torrados e moídos na hora.

Tem ainda sorveterias e bares incríveis. Tanta vibe e gente boa que o desejo é de parar no tempo e experimentar tudo o que se vê, tudo é estimulante.

Para refrescar, experimente as frutas da estação – tem um vendedor a cada passo –, ou faça uma pausa em um dos montes de bares que vai encontrar, com mesas e cadeiras convidativas. Peça por uma Club Colômbia – a cerveja deles, tipo pilsen – experimente a versão com limão e sal. Enquanto isso, divirta-se ou drible a quantidade de ofertas que vai receber em uma mesa – vendedores ambulantes de esmeraldas, pérolas, charutos, frutas, cocadas, violinos, massagista, é uma loucura.

Ah! Não compre charutos nem cigarrilhas pelas praças: são falsos.

Enquanto você toma um café, é possível bater papo com os moradores locais. Dá pra sentir que são uma comunidade unida e forte.

 

Leia também – Colômbia: conheça os melhores cantos de uma Bogotá vibrante e saborosa

 

Caminhe Pelos Hotspots

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vários lugares compõem a cidade murada: Plaza de la Aduana, Plaza de los Coches, Praça de Santo Domingo, Praça de San Pedro Claver, Torre do Relógio, Catedral Basílica, Castelo de San Felipe. Todos repletos de história e cultura. Cada um com um charme diferente, em um ambiente ideal para tirar uma foto, provar uma paleta de frutas ou jantar.
A cidade velha murada de Cartagena, onde você encontrará mansões coloniais preservadas, igrejas e praças, é sem dúvida a principal atração para a maioria dos visitantes.

Palenqueras

Foto: Roberta Dalsenter

São as damas das frutas e um dos destaques de Cartagena. Elas estão espalhadas pela cidade velha vestidas com seus trajes típicos vendendo frutas tropicais. Mas o que mais vendem são os clics e selfies feitos por turistas do mundo todo.

HOTEL BOUTIQUE CASA SAN AGUSTIN

O melhor hotel boutique da antiga cidade murada é também um dos mais novos (inaugurado em 2012). Três casas do século XVIII foram derrubadas para formar um espaço glorioso. É digno de sua classificação de cinco estrelas: nada é negligenciado. Os quartos são grandes, com iPads, camas com dossel e banheiros revestidos em mármore. O restaurante Alma, no nível da rua, é excelente: coma enquanto observa as carruagens puxadas por cavalos passarem.

PARQUE BOLIVAR

Uma estátua de Simón Bolívar, o homem que libertou as Américas dos espanhóis, está no coração de todas as cidades colombianas. A praça arejada que leva o nome do grande libertador é um dos espaços mais democráticos do centro histórico. Jogue xadrez ou soneca com os habitantes locais durante o dia ou aproveite o teatro de rua à noite.

 

Nightlife!

Quando a noite chega é fácil entender porque Cartagena se tornou uma meca para os jet-setters: sexy, exótica, com músicas pelas calçadas e becos estreitos transbordam de bares, restaurantes, baladas e festas que rolam noite à dentro.

Comece desfrutando a atmosfera caribenha pela salsa, rumba, merengue e se tiver folêgo se jogue no reggaeton e na música eletrônica que rola até o amanhecer. Tive a oportunidade de visitar vários bares, baladas e restaurantes com um amigo colombiano, que nos levou aos must haves do momento, elegi meus favoritos para compartilhar com vocês – anote, você não vai se arrepender!

ABSENTA BISTRO

Um bar que celebra o mundo surreal, dedicado ao famoso espírito da bebida Absinthe. Pratos, bules, livros e uma instalação de chapéus pendem do teto até as paredes verdes, tomadas por travessas e candelabros, relógios derretidos e espelhos malucos distorcendo a realidade. Uma casa com distorção da realidade! Um ótimo lugar para um pré jantar (que pode fazer você querer cancelar sua reservar em outro lugar ) ou para um esquenta antes de realmente cair na noite! Fica na calle 39, #8-33 Plaza San Diego.

DEMENTE BAR

As cadeiras de balanço do dono Nicolas Wiesner chamam a atenção logo de cara. Com design sofisticado e moderno, em uma estrutura original e super preservada, elevam o groove do Getsemani para outro nível. O elegante bar tem no menu uma deliciosa mistura de tapas com toque caribenho, cervejas artesanais e coquetéis brilhantes! Fica na Praça da Trinidad.

CAFÉ HAVANA

Esta é a única noite que você não pode perder na cidade. A melhor banda cubana em um bar excêntrico com cartazes das lendas da salsa, luzes, drinks e shots se fundem com os dançarinos agitados por todo o bar que ferve madrugada à dentro cafehavanacartagena.com Getsemaní, Calle del Guerrero con Media Luna, Esquina, Cartagena.

LA JULGADA

Club house com DJs locais sofisticado e vanguardista , um lugar para público mais exigente da cidade, localizado dentro de uma casa com quatro andares de bar! Foi aqui nossa primeira noite. Provei um shot de anis estrelado.

LA CEVICHERIA

Não deixe de provar os ceviches dessa restô, com uma variedade incrível para degustar sem pressa. Aqui provei a limonada com creme de coco, bem típica. Fiquei apaixonada, até trouxe do mercado esse creme de coco,  mais encorpado que o nosso leite de coco para reproduzir essa delícia em casa.

CAFÉ DEL MAR

Um bar com enorme com lounge a céu aberto fica sobre as muralhas de frente para o mar. Ótimo para um sunset antes do jantar. Tem um visual incrível, além de uma localização privilegiada para admirar o sol se pôr.
Uma pequena pausa no hotel para relaxar e encarar de coração aberto a melhor recordação que você pode trazer: o batuque e a alegria contagiante de uma noitada em Cartagena. O tipo de fôlego que você vai precisar é o mesmo que você tem ou teria para encarar um trio elétrico em Salvador, ou uma madrugada inteira na Sapucaí. Nossos vizinhos também sabem dar show!

 

O gosto de Cartagena

Cartagena das Índias tem gosto de coco, banana madura, carne no prato, manga verde com sal , anis e sancocho. Mergulhe em sabores requintados e populares neste desejo e cidade indulgentes.

Bebidas

O contraste de doce de coco com ácido de limão resulta na limonada de coco espumante que encanta nesta cidade quente.

Peixes


Não importa o tipo de peixe, o importante é acompanhar com limão a gosto, chips de banana, uma salada saudável, o arroz de coco irresistível e, claro, algumas sopas do mesmo peixe.

Arepas

Feijão, mandioca, batata ou milho são os máximos expoentes da gastronomia de cartagena das Índias. Em cada esquina há uma mesa disponível para experimentareste deleite.
“Arepa de huevo” é um bolinho frito de farinha de milho amarelo, com ovo ou carne moída.
“Carimañola”, à base de mandioca, queijo ou carne moída, também é perfeita a qualquer momento.

Tubérculos

A banana-da-terra, a mandioca, a abóbora e o inhame também são protagonistas da comida caribenha, especialmente acompanhados de peixes, frango ou costela. Carne en Posta é o prato mais tradicional de Cartagena das Índias. É servido com arroz de coco e “banana na tentação”. A abundância de ingredientes e sabores encontrados nesta receita nos move a experimentar este delicioso prato, perfeito para um almoço em um restaurante típico.

 

Leia mais de Roberta Dalsenter