Comida di Buteco: SC está na fase nacional do concurso que vai eleger o melhor buteco do Brasil

Ao abrir há 30 anos o Sufoco’s Bar tinha dificuldades, hoje campeão de Florianópolis compete pelo título nacional

Sufocos Bar foi o grande campeão da noite. Levou o prêmio de melhor boteco e também um cheque de mil reais com o petisco Perdigão. Foto: Linda Laranja/Divulgação

Para alegria dos fãs da culinária de raiz, o concurso Comida di Buteco 2019 segue rolando e fazendo história, agora em etapa nacional, para eleger o melhor buteco do Brasil. Agora entram na disputa apenas os vencedores das 20 cidades pelo Brasil, e a mecânica da etapa segue semelhante, baseada na visita de 3 jurados, um local e dois de diferentes estados e que também não participaram das regionais. Eles continuam avaliando os mesmos critérios: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.

Representante catarinense

Sufocos Bar: petisco vencedor Arancini de Siri. Foto divulgação

Completando 30 anos de existência, o Sufoco´s Bar tem esse nome pois, ao abrir um buteco na Ilha da Magia há tanto tempo, em um local remoto, quase sem nenhum comércio, era um grande SUFOCO para abastecer os insumos e preparar o buteco para receber os clientes.

Localizado no Campeche, cozinha catarinense é o foco nos petiscos e foi com o “Arancini de Siri”, que são porções com quatro bolinhos de risoto recheados com siri e catupiry e fritos na farinha panko, que venceu o concurso regional, mostrando o sabor e o acolhimento que só a cidade proporciona.

Título nacional

O título nacional só existe há quatro anos, desde a inclusão dessa fase do concurso em 2016. Em 2018, o campeão nacional foi o Buteco Vô Joaquim, de Campinas, que apresentou o petisco “Mineirice Uai”, feito com carne de lata com tutu, couve à mineira e manteiga de garrafa.

As visitas dos jurados do concurso nacional acontecem de 07/6 a 23/6, a premiação vai acontecer no dia 15 de julho, no Museu Casa Brasileira na cidade de São Paulo, revelando O MELHOR BUTECO DO BRASIL.

Leia mais:
No Dia da Coxinha confira uma receita premiada com massa de mandioca e costela assada
Comida Di Buteco: conheça os vencedores da primeira edição em SC
Conheça os bares participantes da 2ª edição do Comida di Buteco que começa nesta sexta em Floripa