Como combater a ansiedade?

meditação
Foto: Pexels

“Oi, eu preciso falar contigo!” E lá se foi a minha paz. Não sei quanto a vocês, mas essa é uma das frases que quando ouço mais me deixa paralisado. Eu sou o ansioso catastrófico confesso. Imediatamente, eu já penso no pior, a boca fica seca, o coração acelerado e já bate aquela falta de ar. Você há de convir comigo que a ansiedade é um mal que assola grande parte das pessoas nos tempos atuais.

Vivemos em um mundo onde parecemos estar caminhando sob teto de vidro constantemente. Na busca pela minha paz interior, eu já experimentei de tudo: terapia, reiki, meditação, acupuntura, massagem relaxante… não há uma receita certa pra se livrar dessa ansiedade que nos perturba, mas no meu processo, eu desenvolvi algumas táticas que aliviam e me trazem calma e resolvi compartilhar com meus leitores.

Dá uma olhada:

Mentalizar: tudo está bem!

As situações que te deixam ansioso vão chegar, inevitavelmente. Quando elas surgirem, mentalize esse mantra TUDO ESTÁ BEM! O processo de autoconfiança no momento é fundamental para não se perder as estribeiras. Se você conseguir analisar a situação, de maneira racional, melhor ainda! Sua racionalidade frente ao que te deixa ansioso é importante para que você perceba que, se algo não está bem, você pode parar o que está fazendo e, com os pés no chão, tentar consertar da melhor forma.

Perca a visão catastrófica das coisas

Quando o pensamento negativo vier a sua cabeça, bloqueia-o. Nem tudo é catástrofe. Aliás, se você perceber, as coisas boas acontecem na sua vida numa proporção bem maior que as coisas ruins. Pare de esperar pelo pior! Não ache que com você só atrai azar ou coisas parecidas. Veja o lado positivo em tudo o que você faz ou é.

Aprenda a respirar

O simples fato de encher os pulmões de ar, em sua máxima capacidade, ajuda muito em um momento aflito. Inspire profundamente pelo nariz e sinta o oxigênio entrando e abastecendo o seu corpo. De maneira tranquila, solte o ar pela boca. Repita algumas vezes e você vai perceber uma sensação de relaxamento e diminuição do estresse.

Tenha o controle da sua vida

Ter a sua vida nas próprias mãos é uma ótima dica para quem não gosta de surpresas que liberam a ansiedade. Ser organizado, planejar uma agenda diária antes de sair de casa e resolver os pepinos da vida, um a um, fazem você ter maior controle das situações. Saiba que se você tem muito o que resolver, você deve fazer sistematicamente, cada um na sua hora. Administrar melhor o seu tempo é ação necessária para quem quer manter o equilíbrio na sua vida.

Pratique atividade física

corrida
Foto: Tiago Ghizoni/Diário Catarinense

É meio clichê falar que os exercícios físicos ajudam na redução do estresse do dia a dia. Mas é verdade. Atividades com o corpo fazem com que você desfoque dos problemas da rotina, liberam serotonina, um neurotransmissor poderoso que lhe dá aquela sensação de prazer e bem-estar. Eu faço academia, mas nos dias que a ansiedade pega mesmo, dou uma boa caminhada. A caminhada alivia muito o estresse. Aliar a caminhada, àquela respiração adequada e a pensamentos positivos é um verdadeiro remédio.

Saiba que você não é o Super-Homem

Você, por melhor que seja, não tem superpoderes, que afasta o mal e salva a humanidade diariamente. Pare de assumir responsabilidades que não te competem. Você é humano, pode errar, pode fraquejas… é normal! Entender que você não tem competência para resolver todos os seus problemas à sua volta. Relaxe. Invista naquilo que você pode e deve fazer. Não pegue mais responsabilidades do que você precisa ou merece.

Medite antes de dormir

Foto: Pexels

Uma prática que eu faço muito, todas as noites. Não passo horas com uma música esotérica fazendo aquele som “aaauuuummmm” não! O simples fato de você fechar os olhos, respirar fundo, e sentir seu corpo, sentir a vibração dele, elevar os pensamentos e acalmar a alma ajuda tanto. Ajuda muito para pegar no sono e dormir uma noite tranquila. Deixar os problemas e as obrigações tudo para o outro dia e relaxar. Você não pode nem deve resolver tudo o que precisa no momento antes e dormir. Sossega aí!

Espero realmente ter te ajudado com as minhas dicas. Caso você não consiga conviver com toda essa ansiedade, eu indico procurar um profissional especializado. A vida é muito rara para perdermos noites de sono ou nos preocupar com algo que foge das nossas capacidades. E lembre-se viva um minuto após o outro, um de cada vez! Fica em paz, sai em frente!

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