Como fazer arroz de carreteiro? Aprenda a preparar essa iguaria que é unanimidade nacional

O arroz carreteiro ou arroz de carreteiro foi criado no Rio Grande do Sul por transportadores de carga por todo o sul do Brasil. Como ficavam muito tempo fora de casa, levavam ingredientes que não necessitavam de refrigeração, especialmente o charque e o arroz.

Esta receita tipicamente brasileira, ainda é preparada em muitos lugares em panela de ferro. Fazem parte dela arroz cateto, cebola, alho, salsa, charque e o óleo vegetal. Com o tempo, o charque, que é um tipo de carne seca, foi sendo substituído por sobras do tradicional churrasco do final de semana, que ainda incluem linguiça, tomate e ovos cozidos. Nela é possível substituir o arroz cateto por arroz arbório, carnaroli e até o arroz para sushi.

Receita e modo de preparo para 8 pessoas

  • 400 g de charque ou carne seca sem gordura
  • 400 g de arroz cateto branco ou o da sua preferência
  • 1 litro de água
  • 100 g de cebola
  • 200 g de tomate sem as sementes
  • 50 g de salsa ou salsinha
  • 20 g de alho sem casca
  • 150 ml de óleo vegetal ou azeite de oliva

Depois de dessalgar a carne seca, tire o excesso de gordura e corte em cubinhos de 1 cm. Em uma panela, de preferência de ferro, aqueça o azeite ou o óleo vegetal em fogo médio. Após, adicione a cebola e refogue até que fique transparente. Em seguida, adicione o alho e refogue até que fique um pouco dourado. Coloque a carne seca  e frite até que comece a querer grudar no fundo da panela. Coloque o tomate  e refogue até que fiquem macios. Após, adicione o arroz e dê uma fritada nele junto com os outros ingredientes. Quando as extremidades do arroz ficarem translúcidas, coloque a água fervendo, tampe a panela e cozinhe entre 10 e 12 minutos. Para não errar no tempo, verifique as instruções de cozimento na embalagem, porque o tempo de cozimento de um tipo de arroz é diferente do outro. Quando falar 2 minutos para o fim do cozimento do arroz, adicione a salsinha picada e misture, para o seu sabor ficar incorporado em todo o arroz. Sirva na própria panela para ele manter a temperatura.

Atração gastronômica

Você já imaginou assar em um forno especial uma perna inteira de boi? Esta delícia exige paciência no seu preparo, que leva no mínimo 12 horas no forno aquecido a 120 graus, depois de ser temperada com ingredientes que são esfregados na sua parte externa e injetados em todo o  seu interior.  Os ingredientes do tempero são: sal grosso, cebola, pimenta do reino em grãos, mostarda em pasta, noz-moscada em pó, vinho branco seco, cebolinha verde, pimentão vermelho, salsinha, whisky, folhas de louro, orégano, e alho. Esta preciosidade é servida nos finais de semana no restaurante Nossa Senhora das Ondas, no Resort Costão do Santinho.