Como não engordar nas festas de final de ano

Festa da firma, happy hour com os amigos, comemoração com a turma da academia e por aí vai: fim de ano é sinônimo de uma agenda quase tão apertada quanto a do Papai Noel. E, com tantos eventos, nada mais comum do que acabar ganhando uns quilinhos extras por conta de alguns exageros na comida e na bebida.

Foi diante desse contexto que pesquisadores das universidades de Birmingham e Loughborough, ambas no Reino Unido, realizaram um estudo com o intuito de evitar o ganho de peso nessa época. Para isso, reuniram 272 voluntários que foram divididos em dois grupos: um que recebeu orientações para se pesar duas vezes por semana e 10 dicas para manter o peso, e outro que só foi orientado a manter um estilo de vida saudável.

Os resultados apontaram que aqueles que não receberam as dicas ganharam peso — o outro grupo, não. Os que seguiram os 10 tópicos terminaram o estudo pesando, em média, 0,49 quilos a menos do que os outros voluntários.

— Essa época festiva prolonga o consumo excessivo de comida e o comportamento sedentário. Só no dia de Natal, um indivíduo pode consumir 6 mil calorias, três vezes a recomendação diária — disse, ao site da universidade de Birmingham, a líder do estudo, Frances Mason.

Confira as dicas dadas aos participantes: 

1) Mantenha sua rotina alimentar: tente manter os horários e o número de refeições.

2) Reduza a gordura: escolha alimentos com menos gordura, como carnes magras, por exemplo.

3) Caminhe: a dica é dar 10 mil passos por dia.

4) Carregue lanches saudáveis: frutas ou iogurtes são bons aliados nessa hora.

5) Leia rótulos: atente para todos os ingredientes e foque nos níveis de açúcar e gordura na hora de fazer as compras.

6) Cuide das porções: não encha o prato, exceto de salada. E pense duas vezes antes de repetir.

7) Levante-se: isso mesmo — ao longo da jornada de trabalho, fique em pé por 10 minutos a cada hora.

8) Olho nos drinks: prefira água ou bebidas sem açúcar. Sucos devem ser naturais e limitados a um copo de 200 ml, pois eles também carregam açúcar naturalmente. As bebidas alcoólicas devem se limitar a uma dose para mulheres e duas para homens a cada dia.

9) Foco na comida: coma devagar, saboreie os alimentos e evite fazer as refeições assistindo à TV.

10) Regra dos cinco: coma, pelo menos, cinco porções de frutas e vegetais por dia.