Como realizar seu sonho em apenas um mês, trabalhando uma hora por dia

A empresária e coach Lilian Bertin criou uma metodologia que promete ajudar a transformar sonhos em realidade de forma prática

Como realizar seu sonho em apenas um mês
Foto: Pexels

Muitas vezes, tudo o que nos falta para tirar um projeto novo do papel é tempo. A certeza de que, por um lado, qualquer pontapé inicial exige muita dedicação parece não fechar com as demandas de uma rotina atribulada. Depois que perceber que a falta de tempo era um dos principais problemas para muita gente, a empresária e coach Lilian Bertin criou uma metodologia que promete ajudar a transformar sonhos em realidade de forma prática. No livro A Hora Extraordinária: Como realizar seu primeiro sonho em 30 dias (Editora Gente, 192 pág, 29,90), ela apresenta a proposta de que, para tirar seu primeiro projeto do papel, é necessário dedicar-se uma hora por dia durante 30 dias.

— Reuni várias realizações minhas e de pessoas que foram lideradas por mim ao longo desses anos e mapeei o que sempre dava certo. O que mais impressionou é que mesmo em situações distintas parecia fórmula matemática, era sempre o mesmo padrão —  revela.

A autora explica que realizar sonhos significa ser seletivo, escolher aquilo que será o seu foco por determinado período. Isso significa eliminar tudo o que não será prioridade na sua agenda enquanto não concretizar os projetos com os quais se comprometeu.

— Todos nós temos sonhos: queremos uma vida melhor, trabalhar com aquilo que amamos, viver experiências transformadoras,mas, precisamos quebrar os medos e outros empecilhos que nos impedem de realizar — destaca.

A seguir, separamos um passo a passo da metodologia criada por Lilian Bertin. Confira – e tire seu projeto do papel!

Analise suas ideias

Selecione as ideias que farão sentido para você realizar e escolha ao menos uma que fará a diferença para você. Aquela que você mais quer fazer acontecer.

— Crie, por exemplo, categorias como “família”, “profissional”, “relacionamentos”, “objetos materiais” e escreva-as em uma folha. Depois, encaixe cada um dos seus sonhos em uma categoria. Isso vai ajudá-la a visualizar qual a área que você mais quer dar destaque.

Mentalize

Mentalize diariamente pela manhã e à noite, como se já tivesse realizado esse sonho ou meta. Sinta cheiro, cores, imagine quem são as pessoas que estarão com você nesse dia, e a alegria que estará sentindo nesse momento.

— Ao mentalizar seu sonho, sentindo-se proprietário dele, você passa a destinar energia e concentração necessárias para que ele seja realizado.

Crie um planejamento

Planeje, dentro de um período factível, o sonho que pretende realizar. Por exemplo: imagine que quer eliminar 5 quilos até o Natal, conte quantos dias tem até lá, quantas semanas e fracione a sua meta.

— Apesar dessa ser uma etapa muito importante, lembre-se que ela não funciona se você não começar a agir. Portanto, planeje o início, trace as primeiras jornadas, mas comece a agir.

Veja 10 mandamentos para prosperar financeiramente

Trace um plano de ação

Depois de planejar o que você quer, é hora de montar um plano de ação e anotar tudo o que você precisa fazer para atingir o seu objetivo.

— A dica principal é que você comece a agir imediatamente, com os recursos que você tem, até afunilar as ideias e lapidar as ações, tornando-as totalmente produtivas.

Acompanhe os resultados

Revise diariamente ou semanalmente o seu planejamento e plano de ação, anotando o seu progresso. Esse acompanhamento é o que permite que você veja, por exemplo, quando precisa intensificar o trabalho.

Leia também:

Quem é o vendedor catarinense que se tornou um dos maiores empresários do país