Como ressignificar a comida em sua vida

Foto: Pexels

Nos tempos de pandemia muitos de nos estamos passando, ou já passamos, por uma alteração do consumo dos alimentos, seja no tipo ou na quantidade. E isto faz com que possamos analisar qual o significado da comida em nossa vida. Então, pensando sobre esse assunto tão importante, convidamos a nutricionista Patricia Acioly especialista em comportamento alimentar e que trabalha a mais de 20 anos nessa temática para tirar algumas dúvidas.

Segundo Patricia, precisamos nos fazer algumas perguntas para que possamos entender melhor a nossa relação com a comida.

Você pode ser perguntar: Qual o papel da comida em minha vida? É um momento de encontro e diversão? Uma Recompensa? Um jeito de controlar o estresse ou a TPM? A  comida virou um antídoto contra os problemas? Estresse?

Se você disse “sim” para uma ou para todas as questões, está na hora de você observar e aproveitar este momento de reflexão para reconstruir sua relação com a comida. Identificar isso, é um primeiro passo para você encontrar outras maneiras de se resolver emocionalmente.

Quando conseguimos entender e ressignificar a comida, ela passa a ser vista como alimento, uma fonte de nutrientes, saúde e prazer e não uma muleta para outros tipos de sentimentos e assim, o processo de reeducação alimentar passa a ser mais fácil.

Você passa a comer de forma consciente e não como um modo de afogar as mágoas. Resgatando o prazer de experimentar novos temperos, novas comidas e alimentos alternativos, refinando seu paladar e aproveitando melhor o que a gastronomia tem a nos oferecer.

Muitas vezes buscar a ajuda de um profissional é um bom começo.

E para você que é profissional da área da saúde convidamos você a participar do I Congresso Online de Nutrição Comportamental e Saúde Integrativa que inicia dia 17 de junho com valor social de R$59,70 em prol do Centro Comunitário Santos Dumont. Acesse www.ciclosensino.com.br/concasi e saiba mais .

Será uma grande oportunidade! Não Perca!