Como funciona um concurso de beleza: agenda, preparação e grande final

16 candidatas disputam neste domingo o título de Miss Santa Catarina Empresarial 2019

Bastidores - Créditos Lucas Queiroz Fotografia

Agenda intensa, poucas horas de sono, inúmeras trocas de roupas e provas preliminares fazem parte do universo das 16 misses que participam do Miss Santa Catarina Empresarial 2019 (MSCE), concurso de beleza que começou na quarta-feira, 10, com o confinamento das candidatas.

As representantes de Araranguá, Balneário Camboriú, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gravatal, Içara, Itajaí, Jaraguá do Sul, Jurerê Internacional, Lauro Müller, Palhoça, Presidente Getúlio e São José acordam antes do sol nascer para dar conta dos compromissos oficiais e são orientadas a todo o momento por uma equipe especializada em competições do gênero.

Um deles é o preparador de misses, Maurício Oliveira, de 23 anos. O gaúcho já trabalhou no Miss Brasil Mundo 2017, Mister Brasil 2017 e no Miss Rio Grande do Sul. Maurício auxilia na passarela, dá dicas de postura e de looks para cada ocasião, e também ajuda na parte psicológica, tranquilizando e dando um feedback às meninas. Para ele, profissionalismo, passarela e beleza não podem faltar em uma Miss.

Maurício Oliveira – Créditos Lucas Queiroz Fotografia

– É necessário estudar bastante e se atualizar no novo formato de Miss, que é uma mulher completa, todo um conjunto, não só a beleza –  explica o profissional.

– A Miss precisa levantar uma bandeira e transmitir algo para as pessoas, seja no dia a dia ou nas redes sociais – completa Maurício.

Rotina cheia de compromissos

Desde o primeiro dia de confinamento, as candidatas do Miss Santa Catarina Empresarial 2019 vivenciam uma rotina agitada. Na agenda, visitas aos patrocinadores do evento, ensaios fotográficos e desafiadoras provas preliminares, entre elas, de fotogenia, gala e fashion miss, em que as garotas desfilaram de óculos, biquíni e roupa fitness. As misses também passaram pela esperada e temida entrevista.

Francielly Ouriques – Créditos Lucas Queiroz Fotografia

Diretora e organizadora do concurso, a catarinense Francielly Ouriques acompanha as misses em todos os compromissos. Com os títulos de Miss Santa Catarina Empresarial 2017, Miss Brasil Empresarial 2017, Miss Ásia Pacífic International 2017 e Miss Panamerican International 2018, Francielly é inspiração para as candidatas, que ficam atentas a cada conselho e puxão de orelha, porque disciplina é indispensável em uma competição de beleza.

Misses admiradas

Gabriela Palma, Miss Brasil Empresarial 2018 e Anissa Marie Klafke, Miss Santa Catarina Empresarial 2018, também são exemplos a serem seguidos durante os dias de confinamento e preparação.

Gabriela Palma – Créditos Lucas Queiroz Fotografia

Gabriela Palma mora atualmente em Santa Maria e concorre a concursos de beleza há mais de 15 anos.

– Na época, me preparei três meses para participar do Miss Brasil Empresarial, cuidei do corpo e estudei muito. Não era a favorita para ganhar o título, mas venci devido a todo o meu preparo e dedicação – conta a gaúcha de 22 anos.

Viagens oficiais fazem parte da rotina da Miss Brasil Empresarial:

– O concurso não é só o confinamento dias antes da grande final. Quem vencer terá um ano de compromissos intensos, que ocupam tempo e precisam de dedicação – afirma Gabriela.

Segundo a detentora do título nacional do concurso, a experiência trouxe desenvoltura e amadurecimento pessoal.

– Fiz minha primeira viagem internacional sozinha, me relacionei com pessoas muito legais e conheci lugares incríveis. Hoje sou muito mais segura. É bom quando a gente vence desafios e percebe que pode muito mais.

A estudante de design também participou do Miss Ásia Pacífic International 2018, nas Filipinas, e levou o segundo lugar na disputa.

Anissa Marie Klafke – Divulgação

Neste domingo, 14, Anissa Marie Klafke, Miss Santa Catarina Empresarial 2018, entrega a faixa para a menina que será a nova representante do Estado no Miss Brasil Empresarial.

– A Miss eleita será muito bem selecionada e avaliada, e terá todos os critérios que eu acredito ter preenchido como Miss Santa Catarina Empresarial. No meu reinado, levantei uma bandeira de empoderamento, usei o Miss para transmitir uma mensagem boa, levantar a autoestima das pessoas e fazer elas acreditarem em si mesmas. O concurso não foi só uma vaidade ou um sonho. Eu vi no Miss uma oportunidade de me desafiar e crescer como mulher, como pessoa, e isso me fez muito bem -conta Anissa.

Para ela, a vencedora precisa ser exemplo e referência durante o mandato.

A grande final

A grande final do Miss Santa Catarina Empresarial 2019 será realizada neste domingo, 14, às 19h, no restaurante Área 52.

– A vencedora do MSCE leva para casa o prêmio de R$ 5 mil, a faixa, a coroa e os brincos, e também ganhará a inscrição isenta e o traje de gala para o Miss Brasil Empresarial – explica a organizadora da competição de beleza, Francielly Ouriques.

O evento pede dress code “smart casual”. A entrada é 1kg de alimento não perecível. Os alimentos serão doados para uma instituição de caridade.

– Essa é a grande chance dessas meninas vivenciarem um concurso de beleza internacional, já que a ganhadora do Miss Brasil Empresarial viaja posteriormente para o Miss Ásia Pacífic International, nas Filipinas – finaliza Francielly Ouriques.

Bastidores – Créditos Lucas Queiroz Fotografia

Dicas de beleza

A Versar aproveitou a passagem pelos bastidores do concurso para descobrir alguns truques fáceis de beleza com a Miss Brasil Empresarial 2018, Gabriela Palma. Confira abaixo:

  • Disfarçar olheiras: passar um pouco de batom vermelho nas olheiras, espalhar com os dedos e só depois aplicar o corretivo e a base;
  • Cabelo e pele: raspar o “gel” da babosa e passar nos cabelos e no rosto, deixar agir por 15 minutos;
  • Maquiagem: usar pó translúcido para evitar a oleosidade após muito tempo com a maquiagem;
  • Como tirar a make antes de dormir: utilizar sabonete de rosto, demaquilante, água micelar e por fim o hidratante;
  • Escalda-pés: fazer escalda-pés em um balde com água quente depois de usar salto alto;
    Água: não esquecer de tomar água, no mínimo três litros por dia;
  • Esfoliação corporal: esfoliar o corpo com esponja vegetal.

*Por Natália De Ávila, especial para a Versar

Leia também:

Grife Acostamento começa a ser produzida em Santa Catarina

Miss Brasil 2019 diz que o cargo permite e exige que ela seja feminista