Confeiteira catarinense de 14 anos ensina duas receitas deliciosas

Lulu Berinjela foi diagnosticada com doença celíaca e aprendeu a cozinhar

bem casado
Fotos: Lulu Berinjela/Divulgação

Em 2015, quando tinha 12 anos, a blumenauense Luiza Mundim Linder foi internada para tratamento da doença celíaca – causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo. Foram quase três meses em uma cama de hospital, muitos dias se alimentando através de uma sonda.

– Saber da doença celíaca que supostamente tinha foi um choque em minha vida. Não sei de onde ganhei uma vontade de cozinhar e fazer minha própria comida, não como eu cozinhava com a minha mãe desde pequena, mas pra valer mesmo – conta Luiza, hoje com 14 anos.

– Como nada é por acaso, fui juntando os tijolinhos daquela época com minha alegria de viver e os sonhos que tenho no papel e fiz meu castelo de hoje: uma menina sem doença celíaca, mais de 10 cursos de gastronomia, duas matérias na televisão, participação em feiras gastronômicas e um perfil no Instagram onde compartilho minhas experiências culinárias, o @luluberinjela – contabiliza a adolescente.

lulu berinjela

Ela fez do amor pela gastronomia, mesmo ainda muito jovem, um recomeço:

– Tenho paixão por confeitaria e pela alegria de ver aquele sorrisinho quando se dá aquela abocanhada em um doce, e claro, um carinho especial por receitas sem glúten que possam ajudar outras pessoas que passaram ou passam pela mesma intolerância que eu tive a sentirem prazer em se alimentar.

Lulu Berinjela ensina duas receitas deliciosas de bolo, uma com glúten e outra sem. Confira:

Bolinhos de cenoura

bolinho de cenoura

Ingredientes
150g de farinha sem glúten
7g de bicarbonato de sódio
2g de fermento em pó
1 pitada de sal
1 pitada de canela e noz moscada
150g de manteiga sem sal
100g de açúcar mascavo
60g de açúcar demerara
2 ovos
50ml de leite
225g de cenoura ralada

Preparo
Misture os ingredientes secos em uma bacia. Reserve.
Bata a manteiga com os açúcares, junte os ovos e o leite. Adicione essa mistura líquida com os secos e por fim a cenoura raladinha. Derrame sobre uma forma untada e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°, até que o palito saia limpinho. Esse bolo de cenoura é o estilo americano, então escolha sua cobertura! Pode ser brigadeiro, aquela craqueladinha de chocolate ou até de cream cheese!

Bolo bem casado

bem casado
Fotos: Lulu Berinjela/Divulgação

Massa
3 ovos
120g de açúcar
100ml de leite
85ml de óleo
140g de farinha de trigo
1 colher de chá de
fermento químico
1 pitada de sal

Preparo
Em uma batedeira misture os ovos e o açúcar até obter uma massa branca e fofa. Adicione o leite, o óleo, batendo sem parar, e por fim os ingredientes secos.
Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 45 minutos .

Recheio
400g de doce de leite
1 colher de chá de pasta
de baunilha
200ml de creme de leite
4g de gelatina em pó hidratada

Leia mais colunas de Roberta Dalsenter