Confira cinco novidades gastronômicas em Santa Catarina

Cozinha italiana, havaiana, crepes, pub, festival. Tem de tudo no Estado

Fotos: Paula Georg

Quando comecei o @eatfloripa, dois anos atrás, sempre me perguntava se teria conteúdo por bastante tempo, talvez por não estar tão envolvida com o mundo gastronômico e também por não ver tantas novidades. Floripa sempre foi muito de fases e teve muito do mesmo. Fico feliz em ver que as coisas mudaram. Hoje vejo empreendedores ousando, trazendo ideias, conceitos. Está mais fácil bolar rolês gastronômicos, temos opções para todos os gostos e bolsos. Hoje vou contar algumas novidades dos últimos meses.

Cozinha italiana

tomato cucina

Para começar, um lugar que conheci recentemente e me apaixonei de imediato, o @tomatocucina. O restaurante fica na Lagoa da Conceição, em Floripa, e tem uma vibe meio americana, meio européia. A decoração é linda e intimista, usam vinhos, taças, xícaras para compor. Os atendentes são extremamente preparados e prontos para responder qualquer dúvida, seja sobre drinks, vinhos ou cardápio, que por sinal é cheio de opções que soam tão saborosas, tão incríveis, que fica difícil de escolher. Fomos de clássicos como burrata, parmegiana e nhoque — que ganhou meu coração.

 

Pegada havaiana

Vibe Poke

Com uma pegada totalmente havaiana, o @vibepoke trouxe mais leveza e beleza pra Avenida Madre Benvenuta, em Floripa, com um restaurante digno de mural no Pinterest, com todas as referências que amamos. O Vibe trouxe opções descomplicadas para quem quer almoçar algo rapidinho ou jantar algo leve e delicioso. Lá, você monta seu poke na hora, com as combinações que preferir. São opções de peixe, frutas, verduras que criam um bowl de alegria e beleza. Tudo super fresquinho.

Pub em São José

faixa preta

São José recebeu há pouco tempo um pub diferente e com cardápio ousado e maravilhoso, o @faixapretapub. Com várias torneiras com chopes variados, como era de se esperar, o Faixa Preta também oferece carta de drinks, que deixa aqueles que não amam cerveja, mas acompanham os amigos, super felizes. E um cardápio enxuto e super eclético, que deixou os foodies intrigados, com pratos como tapas de joelho de porco na cerveja e bife Wellington. Os sócios criaram algo bem diferente, o ambiente é aconchegante, o clima super familiar e os sabores incríveis. A ideia é realmente sair dos pratos comuns de pubs, como porções, e servir pratos mais sofisticados, mas sem complicação. Amamos!

Contêiner de crepe

santo crepe

A mais recente novidade foi o contêiner do @santocrepefloripa, que fica no @foodparkarena, em Floripa, que vocês sabem que amamos. Ele traz crepes ultra recheados, com sabores incríveis, tipo filé 4 queijos, que é um dos meus favoritos, e também uma carta de vinhos variada. É uma experiência acessível a saborosa. O cardápio conta com opções doces, salgadas e vegetarianas. Adoramos que eles abrem segunda-feira, o que nos permite começar a semana com o pé direito e um crepe delicioso na mão.

Festival gastronômico em Lages

Pra finalizar, um recado importante: está rolando até quinta-feira, dia 30, o Festival Gastronômico de Lages, com mais de 30 estabelecimentos que criaram pratos com ingredientes típicos da Serra e promovem a identidade regional. Vale conferir!

Leia também:

Veja cinco pizzas diferentes para provar em Florianópolis