Confira como será a harmonização da 2ª Confraria do Vinho

Foto: José Luiz Somensi

Afinada com o conceito da Confraria do Vinho Itapema de proporcionar novas experiências no universo enogastronômico, a Decanter, responsável pelas harmonizações do evento, centrou nos chamados vinhos arte a proposta de degustação do jantar desta quinta-feira, dia 19 de julho. O encontro, com início às 20h na Alameda Casa Rosa, vai ter uma forte base em rótulos da Europa, celebrada no mundo todo pela qualidade e denominação de origem controlada. Mas também proporcionará aos participantes experimentar um belo exemplar de uma vinícola chilena.

“Nosso objetivo é criar momento especiais e permitir que os participantes conheçam novos vinhos de diferentes regiões do mundo. Combinar rótulos do velho e do novo mundo é sempre uma experiência gratificante e marcante para quem degusta”, explica a sommelier da Decanter Regina Essemburg.

A recepção, acompanhando o coquetel volante elaborado pelo chef da Alameda Casa Rosa, Renato Stumpf, ficará por conta da Cava Ophicus brut, uma espumante novidade no mercado para brindar os bons momentos. O rótulo espanhol da Bodegas Lozano recebeu medalha de ouro em um concurso internacional realizado na França, o Challenge Internacional du Vin France. O espumante será servido com cinco entradas: creme de abóbora, palmito, bottarga e azeite de laranja; arancine de cogumelo portobello, tomilho e aioli; atum, quinoa crocante e tangerina; aamarão, batata baroa, agrião e vinagrete de trufa; e roastbeef, mostarda e queijo gruyère.

Um vinho branco de boa estrutura e passagem pela madeira, o Chardonnay Reserva Caliterra, do Vale de Casablanca (Chile), é a escolha de Regina para fazer um bom par com o cassoulet com liguiça de Blumenau, tilápia grelhada e molho Gribiche, o primeiro prato da noite. Já o Rosso Conero Serrano DOC, da região italiana de Marche, da vinícola Umani Ronchi, promete surpreender com o filé mignon, assado de costela e fondant de batata, o prato que virá na sequência. “É um vinho com 85% da uva Montepulciano, de taninos maduros, texturado e macio, com ele temos um vinho complexo, para um prato de boa estrutura”, descreve a sommelier.

Para finalizar, o escolhido para tornar ainda mais deliciosa a sobremesa clafoutis de pera, erva doce e chantilly de mascarpone, é o Alambre Moscatel de Setúbal, da vinícola portuguesa José Maria da Fonseca. É um vinho de cor âmbar dourada, com aromas de casca de laranja confitada, damasco seco, caramelo e resina. Doce, mas com um delicado frescor para combinar com a clássica tortinha francesa estrelada pela pera assada.

A Confraria do Vinho Itapema tem organização de Pedro Leite, coordenador da plataforma Itapema, ambientação musical do DJ Thon Sorieden e patrocínio da Decanter, Bellacatarina, Acqualive SC e Grupo Geração. O apoio é da Galeria de Arte Luciano Martins e da Flor de Liz, com parceria da Alameda Casa Rosa. Os ingressos para a edição de 19 de julho são limitados e estão disponíveis pelo site Blueticket e também nas lojas físicas da Blueticket e da Siqlo, no Beiramar Shopping, na Bellacatarina e na Decanter Florianópolis.

Menu da 2ª edição

​​Coquetel volante
Creme de abóbora, palmito, bottarga e azeite de laranja
Arancine de cogumelo portobello, tomilho e aioli
Atum, quinoa crocante e tangerina
Camarão, batata baroa, agrião e vinagrete de trufa
Roastbeef, mostarda e queijo gruyère
Harmonização: espumante Cava Ophicus brut (Bodegas Lozano/Espanha)

Primeiro prato
Cassoulet com linguiça Blumenau, tilápia grelhada e molho Gribiche
Harmonização: Chardonnay Reserva 2016 (Caliterra/Chile)

Segundo prato
Filé mignon, assado de costela, fondant de batata e molho Vierge
Harmonização: Rosso Conero Serrano 2015 (Umani Ronchi/Itália)

Sobremesa
Clafoutis de pera, erva doce e chantilly de mascarpone
Harmonização: Alambre Moscatel de Setúbal 2010 (José Maria da Fonseca/Portugal)

 

Serviço

Quando: 19 de julho
Horário de início: 20h
Local: Alameda Casa Rosa (Rod. Admar Gonzaga, 3.401 – Itacorubi, Florianópolis)
Quanto: R$ 180,00
Ingressos: pelo site Blueticket e também nos pontos de venda: loja física da Blueticket (Beiramar Shopping), Siqlo (Beiramar Shopping), Bellacatarina (Av. Beiramar Norte, 5.036) e Decanter (R. Herman Blumenau, 207)