Confira dicas para curtir as férias sem danificar o cabelo

CABELO
Foto: Divulgaçao

Não é segredo que o verão com o sol forte e mergulhos no mar ou na piscina trazem danos para o cabelo. Por isso, preparamos algumas dicas para enfrentar esse período mais quente do ano da melhor forma possível. Confira:

 

Pontas ressecadas são muito comuns no verão

As pontas do cabelo sempre precisam de mais atenção para não ficarem ressecadas. E no verão esse cuidado precisa ser redobrado. A exposição ao sol, além do cloro da piscina e do sal do mar, pode intensificar o ressecamento dos fios e provocar as temidas pontas duplas.

Para evitar isso, o ideal é usar sempre um leave-in ou óleo capilar para proteger as madeixas e evitar a perda excessiva de água, especialmente nas pontas. Quando for à praia ou piscina, tente sempre enxaguar o cabelo com água doce depois dos mergulhos.

 

O sol pode causar a descoloração dos fios

Se você tem o cabelo colorido, o verão ainda pode representar um problema a mais: o desbotamento do tom. Os raios ultravioletas causam uma oxidação na estrutura capilar, o que pode alterar a tonalidade do seu cabelo. Para as loiras, o problema pode ser ainda maior, já que podem ficar com os fios até mesmo esverdeados por causa do cloro. Se quiser evitar esse efeito, aposte nos produtos capilares com proteção solar, que previnem os danos causados pelos raios ultravioletas. Além disso, vale usar um chapéu para reduzir a exposição dos fios ao sol.

 

O calor tende a deixar as raízes mais oleosas

Outro problema muito comum no verão é o excesso de oleosidade na raiz do cabelo. O calor da estação faz com que você transpire mais, o que contribui para o aumento da produção de óleo no couro cabeludo. Para evitar o excesso de óleo, o ideal é lavar os fios diariamente para retirar as impurezas como areia ou sal acumulados. Use um shampoo transparente pelo menos uma vez por semana para limpar bem.

 

Use aparelhos de boa qualidade na hora da secagem dos fios

Alguns secadores podem queimar os cabelos na hora de secar. Opte por aparelhos com gerador de íons negativos, que ajuda a deixar o cabelo no lugar, com as cutículas seladas e com menos frizz. A função Cool Shot deixa um aspecto bonito na finalização do cabelo, com mais brilho e sem frizz e ainda ajuda na fixação do penteado.

Fonte: Lion.com

 

Leia mais:

Saiba como manter os cabelos saudáveis no verão gastando pouco

Está de dieta? Alimentação restritiva pode provocar queda de cabelo