Confira os benefícios das dietas vegetarianas

Dieta vegetariana
Foto: Júlio Cordeiro, Agência RBS

No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Mundial do Vegetarianismo, uma causa nobre que visa preservar a vida animal, mas que também é uma escolha alimentar saudável e nutricionalmente completa. É isso mesmo! Algumas pessoas pensam que aderir a uma dieta vegetariana pode trazer deficiências nutricionais, mas desde que realizada de forma adequada e completa, preferencialmente com o acompanhamento de um nutricionista, a alimentação vegetariana não somente é muito capaz de suprir todas as necessidades nutricionais do nosso corpo, como também de prevenir diversas doenças.

Segundo entidades mundiais de saúde, a alimentação vegetariana é segura e adequada em todos as fases do ciclo vital, incluindo a gestação, amamentação, infância, adolescência, assim como em adultos e idosos. Pesquisas comprovaram que uma alimentação vegetariana, quando feita adequadamente, está associada a uma redução nas prevalências de doença isquêmica do coração, diabetes tipo 2, hipertensão, alguns tipos de câncer e obesidade.

Como presente por essa data tão especial, separamos duas receitinhas vegetarianas para você preparar e degustar com a sua família.

 

Snacks de grão de bico

Ingredientes:
– ½ xícara de grão de bico deixado de molho por 12 horas
– 2 a 3 colheres de azeite de oliva
– Cúrcuma, páprica doce, orégano e sal a gosto

Preparo:
Cozinhar o grão de bico na panela de pressão por mais ou menos 10-15 minutos. Descartar a água da cocção, escorrer bem e despejar o grão de bico em uma assadeira antiaderente. Regar com o azeite de oliva e temperar a gosto. Assar a 200 graus por aproximadamente 30 a 40 minutos, até que o grão de bico esteja dourado por fora.

 

Bolinho de maça

Ingredientes:
– 2 colheres de sopa de farinha de linhaça, chia ou psyllium
– 1/2 xícara de farinha de aveia
– 1/2 xícara de polvilho doce
– 1/2 xícara farinha de amêndoas
– 1/2 xícara de açúcar mascavo
– 1 colher de chá de canela em pó
– 4 colheres de sopa de óleo de coco sem sabor
– 1 colher de chá de vinagre de maçã
– 1 xícara de leite vegetal (leite de aveia, de amêndoas, de coco, ou o que você preferir)
– 1 maçã ralada
– 1 colher de sopa de fermento químico

Preparo:
Em uma tigela, misture as farinhas, a canela e o açúcar. Acrescente o óleo, vinagre (não faça sem), leite vegetal e maçã ralada e misture até obter uma massa homogênea e cremosa. Adicione o fermento e misture bem. Despeje a massa em formas individuais de silicone. Asse em forno pré-aquecido a 180° por 30-40 minutos ou até espetar o palito e sair limpo. Deixe esfriar e desenforme.

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