Confira quatro passos para desintoxicar o organismo, combater o cansaço e eliminar o inchaço

suco verde
Foto: Pixabay

Após as férias, é difícil encontrar alguém que não tenha exagerado na alimentação e, principalmente, no consumo de bebidas alcoólicas durante os dias de descanso. Apesar de ser preciso disciplina para voltar à rotina, uma boa opção para retomar o bom funcionamento do organismo é apostar no efeito detox.

— O detox tem como objetivo diminuir os impactos negativos de toxinas no funcionamento do corpo. O processo ocorre principalmente no fígado e, através de alguns nutrientes, como vitaminas do complexo B, selênio, cobre, zinco, enxofre, flavonoides, carotenoides e aminoácidos, a eliminação dessas substâncias pelo nosso organismo é potencializada — explica a nutricionista Ione Leandro.

 

Confira cinco passos para ajudar a desintoxicar o organismo:

Tenha uma alimentação balanceada – Em paralelo ao detox, é necessário seguir uma alimentação leve e fracionada, evitando frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas, carnes gordurosas, doces e alimentos com alta concentração de sódio, como os industrializados.

 

Aumente o consumo de líquidos – Além de ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia, uma boa opção é apostar nos sucos e chás.

— Uma receita é o chá de hibisco com cavalinha. Adicione 1 colher de chá de cada erva em 800ml de água fervente, abafe durante 5 min e coe. Beba na temperatura que mais agradar. Outra dica são sucos especiais (termogênicos ou desintoxicantes) utilizando como base o *gelo Detox — recomenda Ione.

*Gelo Detox

Ingredientes
1 maço de couve manteiga (sem talo)
1 maço de hortelã
1 limão (suco)
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador com um pouco de água (pode-se utilizar a Centrífuga). Despejar em formas para gelo. Validade: 2 meses.

 

Faça tratamentos estéticos – Somados às outras dicas, os procedimentos ajudam a diminuir o acúmulo de gordura abdominal e melhora a saúde da pele.

— Dentre os tratamentos disponíveis no mercado podemos destacar o Shape Detox, tratamento rápido e que reduz o tamanho das células de gordura, melhora a nutrição e oxigenação do tecido, estimula a vasodilatação, elimina as toxinas, reduz inchaço e mobiliza o tecido, ajudando na uniformização da superfície. São indicadas de 6 a 10 sessões com 50 minutos de duração — recomenda a fisioterapeuta dermato-funcional Ingrid Peres.

 

Procure um profissional – Antes de iniciar qualquer dieta, procure um nutricionista para elaboração de um cardápio individualizado de acordo com as necessidades nutricionais.