Capeletti, caldo verde, castanha: confira três receitas de sopas deliciosas

Perfeito para o inverno, prato pode ser prático e saboroso

sopa de Capeletti
Foto: Divulgação

Presente no mundo todo e um dos alimentos mais antigos, a sopa tem versões leves ou consistentes, espessas ou ralas, quentes e frias. As maneiras de preparar e os ingredientes variam, mas a base é uma só: um caldo. Confira algumas sugestões:

Sopa de Castanhas

sopa creme de castanhas
Foto: Saulo Vicentine/Divulgação

Na Europa, esta sopa cremosa e rica em sabor está nas mesas durante todo o inverno. Serve como entrada chic e requintada. Esta tem um toque a mais, com o acréscimo de cogumelos frescos.

Ingredientes para quatro porções:
400g de castanhas portuguesas
100g de cebola cortada em cubos
500ml de nata fresca
100g de cogumelos frescos shimeji ou shiitake
Folhas de salsinha
4 folhas de manjericão
50g de manteiga sem sal
200g de batatas cozidas
cortadas em cubos
150ml de caldo de legumes
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Refogue a cebola, as batatas e o manjericão na manteiga sem sal. Adicione as castanhas e o caldo de legumes, os cogumelos, a salsinha e deixe cozinhar por 30 minutos ou até as castanhas ficarem macias. Em seguida, adicione a nata, o sal e a pimenta do reino e deixe ferver. Após, bata no liquidificador até ficar um creme. Sirva com torradas.

Caldo Verde

caldo verde
Foto: Amaury Norberto Silva/Divulgação

O caldo verde é uma sopa de couve-galega típica da região Norte de Portugal. É uma sopa um pouco espessa de cor esverdeada, uma vez que a couve é cortada em tiras bastante finas. Meu pai, hoje com 85 anos, tradicionalmente prepara esta receita no início do inverno e serve no pão italiano para ficar mais saborosa.

Ingredientes para 10 porções:
1kg de batatas
2 maços de couve mineira em fatias bem finas
4 unidades de paio defumado em fatias finas
1 unidade de linguiça tipo Blumenau em fatias finas
8 dentes de alho amassados e picadinhos
1 cebola cortada fininha
Azeite de oliva
100g de bacon cortado em cubinhos
Sal a gosto
Uma pitada de pimenta do reino moída na hora
2 tabletes de caldo de
legumes
1 litro de água
10 pães italianos pequenos sem miolo

Modo de Preparo:
Cozinhe as batatas até ficarem tenras. Após, escorra e amasse bem. Em uma panela, coloque o azeite, o alho, a cebola, o bacon e a linguiça e deixe dourar. Acrescente a couve e espere até ela murchar. Em seguida, coloque o paio, a batata amassada e por último a água e o caldo de legumes. Em 20 minutos, está pronto.

Capeletti in brodo

sopa de Capeletti
Foto: Divulgação

A sopa de capeletti, também conhecida como cappelletti in brodo, é de origem italiana. É a mais saboreada no interior de SC. Está presente no almoço, no jantar e na volta das festas.

Ingredientes para quatro porções:
8 dentes de alho fatiados em lâminas finas
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de colorau
500g de capeletti de frango (queijo ou carne)
1 litro de caldo de frango (carne ou legumes)
Cebolinha e salsa picadas a gosto
Sal e pimenta do reino
Modo
de preparo:
Em uma panela aquecida em fogo médio, adicione o azeite de oliva e o alho. Assim que o alho começar a ficar levemente amarelado, adicione o colorau para dourar. Após, acrescente o caldo de legumes e
a massa fresca de capeletti e deixe ferver até a massa ficar macia. Finalize conferindo o sal e a pimenta do reino, adicionando a cebolinha e a salsinha picadas. Pão é o acompanhamento perfeito.

Memórias do Box

Em dezembro de 2016, o jornalista Heraldo Pereira, da Globo, chegou perguntando por mim. Ele contou que havia desembarcado em Florianópolis e ido direto para o Box 32, porque naquele dia, pela manhã, esteve com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, em Brasília, que foi enfático ao recomendar que fosse ao local e me procurasse. Heraldo disse ainda que o ministro falou, em tom de brincadeira, que iria ligar para conferir se veio mesmo. Em janeiro de 2017, lamentavelmente Teori perdeu a vida em um acidente aéreo. Catarinense de Faxinal dos Guedes, frequentava o nosso local desde que era do TRF-4, em Porto Alegre. Nostálgico, várias vezes me falou que o ambiente do Mercado Público de Florianópolis trazia boas lembranças da sua infância no Oeste.

Leia mais colunas de Beto Barreiros