Confira um guia prático sobre trajes masculinos

Fotos Divulgação

Moda masculina! Não há dúvida de que o homem nunca esteve tão antenado nesse assunto. Moda é muito mais do que se vestir ou seguir padrões pré-definidos. É uma questão de atitude, de estilo de vida! Mesmo que você não seja a pessoa mais ligada à moda no mundo, você com certeza, já se deparou com algumas situações que precisou conhecer um pouco sobre ela. Uma delas é a escolha de um traje para um determinado evento. Não sei quanto a você, mas essa era uma dúvida frequente ao receber um convite com uma vestimenta sugerida. Eu ficava em dúvida sobre o que é um traje esporte, ou esporte fino. Confunde né! Para solucionar esse problema de uma vez por todas, resolvi pesquisar sobre o assunto e montar para os meus amigos um guia prático de como se vestir em determinadas situações. Tudo ficou mais fácil depois disso. Dá uma olhada!

Tudo depende da ocasião

A regra é clara, meu amigo: tudo depende do evento que você vai. É claro que pra ir a um churrasco da galera, você não receberá um convite com um dress code (em outras palavras, é o código para determinar o traje) com os dizeres social completo. Tudo depende da formalidade, sacou? Quando há um convite mais informal, sem o dress code, você pode ir como se sentir mais à vontade (mas não pode se esquecer do bom senso, ok?!). Possivelmente, você receberá o dress code junto ao convite e isso acontecerá em eventos mais formais como casamentos, premiações ou formaturas, por exemplo. Então vamos aos tipos de trajes:

Streetwear

Fotos Divulgação

É o estilo que vem das ruas. Ele é influenciado pelo cotidiano, musica, arte. Não obedece há regras e padrões e é próprio para ocasiões super informais. Pode ficar bem à vontade e usar aquela calça jeans, camiseta ou camisas mais casuais com tênis, sapatos confortáveis ou botas. Talvez seja o estilo mais livre entre todos.

Ultra casual

Fotos Divulgação

O grande lance é se sentir bem. É próprio para aquele passeio no shopping, relaxar num parque ou até em uma pool party! Não há muitas regras nesse estilo que conta com uma gama de possibilidades de combinações. Bermudas, shorts, camisetas de manga curta, camisas casuais e até moletons podem ser incorporados nesse estilo.

Esporte casual

Fotos Divulgação

Agora, o negócio começa a ficar um pouco mais alinhado. Não há muitas regras mas com certeza você vai se destacar um pouco mais por se sentir mais arrumado. Isso não quer dizer que você use esse estilo em ambientes sérios, ok?! Esse estilo é pra quem gosta de se sentir bem arrumado, ainda que o ambiente seja informal. Calça chino, camisa polo, um blazer e aquele sapato sem meia pode te dar um estilo nessa composição.

Esporte fino ou passeio

Ideal para encontros ou entrevista de trabalho. Há aqueles que incorporam no seu dia a dia para se sentir alinhado. A diferença desse estilo para o estilo esporte casual é o uso de cores mais neutras ou uma terceira peça como blazer ou um casaco. Uma camisa mais social com ou sem microestampas, suéter, calças não tão largas, jaquetas e blazers podem compor esse estilo.

Traje social ou passeio completo

Fotos Divulgação

Agora entramos em ambientes mais formais. Ideal para executivos e em reuniões de negócio ou em eventos como casamentos e formaturas. É o famoso terno e gravata, sem inventar moda, com corte impecável, cores escuras, camisa branca ou azul clara e sapato social de couro.

Black Tie

Fotos Divulgação

Para eventos mais formais. É o famoso smoking, com gravata borboleta preta, lenço branco, faixa, camisa de smoking branca, abotoadura. Para ficar ainda mais alinhado, um sapato de couro envernizado faz a diferença. Há convites que especificam Black Tie opcional e, nessas situações, você pode optar por um costume mais alinhado com lapela de cetim e não necessariamente você precisa usar gravata borboleta.

Espero ter te ajudado na escolha do traje ideal! A grande sacada é se sentir bem de acordo com a proposta da ocasião. Não tenha medo de errar! Sucesso na sua escolha!

Mais de Guigo Fernandes:
Como se tornar mais atraente para as mulheres?
Tendências de moda masculina para o inverno de 2019
Os benefícios da cerveja na saúde do homem