Beto Barreiros: Confira uma receita de bacalhau grelhado e o segredo de preparo de lagosta cavaquinha

Bacalhau - Foto Beto Barreiros

Fotos Beto Barreiros

Bacalhau grelhado

Gosto de cozinhar e assar na grelha a entrada, o prato principal e a sobremesa. Preparei estas postas de lombo de bacalhau (1kg), regando com azeite de oliva e selando dos dois lados rapidamente na grelha da churrasqueira. Após, coloquei na frigideira de cobre, adicionei mais azeite de oliva, meio copo de vinho branco seco, finas fatias de alho e azeitona preta fatiada e deixei mais 15 minutos na grelha antes de servir.

Leia outros posts de Beto Barreiros

Lagosta cavaquinha

Da família das lagostas, a cavaquinha fica delicada e saborosa quando preparada com cuidado. Cortei ao meio cinco unidades de 300g cada, salguei levemente, salpiquei um pouco de ervas finas, cobri com manteiga derretida e levei para a grelha com a casca para baixo. Cobri com folha de bananeira para reter o calor. Assim que a manteiga começar a ferver, está no ponto para ser servida tenra.

Lagosta cavaquinha – Foto Beto Barreiros

 

Doce lembrança

Na minha infância na praia das Palmeiras, em Florianópolis, com os amigos, eu utilizava uma pequena ferramenta para bater nas ostras grudadas nas pedras da região, que depois de retiradas, eram consumidas ali mesmo. Agora, os incansáveis pesquisadores da UFSC conseguiram reproduzir em laboratório esta preciosidade, que já está chegando aos lares e restaurantes. Sua concha em formato ovalado é mais preta, o que permite observar a diferença das outras ostras. O sabor suave e a textura firme contemplam os mais exigentes paladares. Esta espécie nativa é de difícil cultivo, tem crescimento lento e utiliza mais mão-de-obra quando comparada com a ostra do Pacífico, cultivada aqui.

Ostra – Foto Jonas Pacheco, divulgação