Conheça a história do Papai Noel mais famoso de Santa Catarina

João Prim ficou conhecido depois da foto em que aparece atendendo um menino autista no chão viralizar na internet

papai noel com menino autista
Foto: Jussania Maria Tholl/Arquivo Pessoal

Ele atendeu o telefone com a voz rouca. Depois de tantas entrevistas, o Papai Noel João Prim já estava dando sinais de cansaço, mas não sem disposição. Aos 64 anos, ele tem uma rotina diária de sete horas atendendo crianças, escutando pedidos de Natal e fazendo fotos, e foi um desses atendimentos que deu para esse Noel o reconhecimento que ele mesmo não esperava. O encontro com o menino Vítor, autista, — que tem de idade o que ele tem de tempo de trabalho como bom velhinho, 14 anos — deu para João o retorno de tantos anos dedicados a fazer o bem.

— Por nove anos eu fiz Papai Noel em Jaraguá do Sul, um trabalho voluntário, em creches, escolas e grupo de idosos. Cheguei a atender em dezembro 120 entidades, minha vida era uma loucura. Aqui no Shopping Itaguaçu este já é meu quinto ano.

Com toda a sensibilidade que o acompanha no trabalho e na vida pessoal, João soube identificar a necessidade do menino autista. Quando percebeu que Vítor foi se arrastando para o chão, fez o mesmo. As fotos viralizaram na internet e já têm mais de 52 mil compartilhamentos.

Papai Noel
Fotos: Shopping Itaguaçu/Divulgação

O gesto não foi algo fora do comum: ele já era conhecido por sua generosidade. Sabe reconhecer a necessidade de cada criança que se aproxima e aos poucos consegue conquistar a atenção até daqueles mais incrédulos.

— Eu fui catequista por muitos anos e trabalhei muito com jovens, então, olhando para a criança que vai se aproximando eu já vou fazendo a leitura da reação dela. Tem uns que vêm com tudo e se jogam em cima de mim, e você faz a festa com eles, e tem também aqueles que não querem vir e eu vou conquistando.

Não é somente com as crianças que o Papai Noel faz a festa e leva sua mensagem de amor e generosidade. Em uma ação recente do shopping no Lar de Zulma, em São José, o bom velhinho foi o responsável por levar um pouco de atenção para os idosos acolhidos.

— Foi muito emocionante. Estive com idosos com mais de cem anos, e isso me marcou muito. Fomos recebidos em um auditório, onde distribuímos beijos e abraços e depois fomos até o quarto de alguns que não conseguiam se locomover.

Para o Papai Noel a missão já está clara: levar um pouco de seu tempo e seu amor para quem precisa.

— O Natal é também uma data comercial, mas quando você consegue colocar uma palavra espiritual no meio disso, as pessoas estão sensíveis e atendem, e isso fica marcado no coração. Mesmo que a maioria tenha em mente: “eu quero presente”, quando entendem que o espiritual também é importante, conseguem ver a real importância da data.

Para o bom velhinho, esse é o real sentido do Natal.

— Olhando para o lado espiritual da data, e como Papai Noel e cristão engajado, ressalto que o Menino Jesus é o foco do Natal. O presente é importante, mas ele só tem valor quando vem com o Menino Jesus no coração.

O presente deste Natal o Papai Noel João já recebeu, embora garanta que seu maior presente é a família que construiu com a esposa, dois filhos e quatro netos.

— Esse foi meu desejo de uma vida inteira, fazer o bem sem olhar a quem. E agora, de uma maneira gratuita, isso está vindo em reconhecimento do Brasil inteiro e até comentários de outros países. Isso é o objetivo daquilo que eu sempre pensei, de que o Menino Jesus fosse exaltado, e não só nessa época do ano, e os comentários que tenho lido estão todos nesse sentindo. Então você pode imaginar que hoje um ser humano realizado se chama João Prim.

Ações sociais do Shopping Itaguaçu

Neste ano o shopping programou grandes ações envolvendo também a sociedade, uma política que já faz parte da trajetória do empreendimento. Entre as propostas desenvolvidas nos últimos anos, por exemplo, estão a Campanha do Agasalho e Felicidade Lacre a Lacre (que tem como objetivo a doação de cadeiras de rodas). Em 2018, três importantes ações foram desenvolvidas: Corrente do Amor, Ceia de Natal e Adote um Bom Velhinho.

A Corrente do Amor arrecadou brinquedos que foram entregues à CVM – Vinde a Mim as Criancinhas, creche localizada em Barreiros, São José. Os pequenos da CVM, inclusive, participaram da montagem de pingentes que foram entregues para quem fez a doação dos brinquedos.

A ação Adote um Bom Velhinho e a Ceia de Natal beneficiaram os idosos acolhidos pelo Lar de Zulma, em Campinas, São José. Na ação Ceia de Natal, as curtidas no Facebook do shopping se transformaram em donativos de uma deliciosa ceia natalina servida na instituição. Na ação Adote um Bom Velhinho, as pessoas foram estimuladas a depositar moedas e cédulas para doação à instituição.

Papai Noel de Santa Catarina participa do Encontro com Fátima Bernardes