Conheça a pizza burrata, uma deliciosa tendência, e saiba onde provar em Florianópolis

Há vários lugares na cidade que incluem boas opções do queijo cremoso no cardápio

pizza burrata
Fotos: Renata Diem

De massa crocante e finalizada com uma burrata no centro, a pizza burrata é uma tendência que vem ganhando destaque aos poucos no Brasil, pegando carona com o sucesso atual desse queijo fresco de formato arredondado. O contraste de texturas e sabores harmoniza cada fatia de pizza, trazendo a cremosidade da burrata e proporcionando equilíbrio perfeito à boca.

A origem do queijo

Foi na Puglia (Apúlia, em português), região do Sul da Itália, que ocupa o “salto da bota”, onde foi criado o famoso queijo que derrete na boca.

Dizem que, por volta de 1920, a região sofreu uma forte nevasca que culminou em uma crise de abastecimento e falta de alimentos. Um morador da cidade de Andria, chamado Lorenzo Bianchino, criou o prato utilizando restos de alimentos para fugir da crise. A partir daí, a burrata foi ganhando o mundo, tornando-se um clássico italiano.

A receita original é feita de forma artesanal, como uma trouxinha composta por uma capa de mozzarella mais firme por fora e um recheio cremoso feito com stracciatella, uma pasta feita com resídios de mozzarella e creme de leite fresco. O sabor é suave e delicado com um toque de acidez, remetendo à uma manteiga cremosa, como se refere o nome burrata, de burro (manteiga em italiano).

puglia_pixabay
Puglia (Foto Pixabay)

Onde comer em Florianópolis

Há vários lugares na cidade que incluem boas opções do queijo cremoso no cardápio: Forneria Catarina, Pizzaria Basilico, Artusi, Tomato Cucina e Vino, The Wine Pub, Brewmille e Santa Cucina são alguns deles.

Um destaque é a Carbone Pizzeria, que serve três tipos de burrata: a tradicional, com tomate cereja, basilico, azeite extra virgem e flor de sal; a parma, que vem acompanhada de presunto parma, tomate seco, azeite extra virgem e molho pesto; e a burrata al forno, minha preferida: esta última é assada envolta por uma massa de pizza com pesto genovese.

Aliás, a Pizza Burrata entrará em breve no cardápio, seguindo a tendência que promete fazer sucesso no verão.

Leia mais colunas de Renata Diem

Leia também:

Veja cinco pizzas diferentes para provar em Florianópolis

O caminho das pizzas pela Rota 66, nos Estados Unidos