Conheça alimentos que ajudam no bronzeado e aprenda duas receitas de sucos com a cara do verão

Alguns alimentos ricos em betacaroteno são os grandes responsáveis por um bronzeado bonito e dourado

bronzeado
Foto: Charles Guerra/BD/ 26/11/2010

Com a chegada do verão, o desejo de estar com aquele bronzeado perfeito começa a aparecer. Alguns alimentos ricos em betacaroteno são os grandes responsáveis por um bronzeado bonito e dourado, e este nutriente tem um pigmento natural encontrado principalmente nas frutas, verduras e legumes.

O fato é que quando você consome esses alimentos, aumenta a produção de melanina (pigmento responsável pela cor da pele), que conserva o bronzeado por mais tempo, além de agir também como antioxidante e proteger a pele dos danos causados pela exposição ao sol.

Então, se você quer garantir um belo bronzeado no verão, precisa incluir esses alimentos na sua dieta. E se ainda não começou, prepare-se, pois o efeito se intensifica quando introduzimos os alimentos na rotina pelo menos um mês antes de nos expormos ao sol.

Mas fique atento, pois a ingestão precisa ser bem planejada, já que o consumo de betacaroteno em excesso pode deixar as palmas das mãos e pés amarelados, além de ser prejudicial à saúde, podendo causar ressecamento da pele, perda de cabelo, dor de cabeça, náuseas e problemas no fígado. Assim, queridos leitores, o ideal é ingerir cinco porções ao dia.

DICAS DE VITAMINAS E ALIMENTOS:

• Vitamina C: auxilia e prolonga o bronzeado. Ajuda na hidratação e regeneração da pele. Laranja, acerola, kiwi, caju, goiaba, manga, morango, melão, pêssego, salsinha, pimentão, couve-manteiga, couve-flor, tomate e brócolis contêm a vitamina.

• Alimentos ricos em carotenoides: cenoura, laranja, mamão, abóbora, manga, folhas verdes escuras como espinafre, salsa, couve, brócolis e agrião.

• Alimentos ricos em licopeno: auxiliam no bronzeado e protegem a pele dos raios ultravioleta. Tomate, beterraba, pimentão vermelho, melancia, goiaba e morango são exemplos.

• Vitamina E e selênio são indicados após a exposição solar. Têm função antioxidante e protetora da pele contra radiação ultravioleta, auxiliam na prevenção do câncer de pele e neutralizam os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. Castanha do pará, castanha de caju, nozes e amêndoas são recomendados.

RECEITAS

Sucos para potencializar o bronzeado
Suco bronzeador 1
Ingredientes: 1 cenoura, 10 morangos, 1 copo de água de coco, gelo à gosto e mel para adoçar
Modo de preparo: Bata em liquidificador e beba em seguida.

Suco bronzeador 2
Ingredientes: 2 folhas de couve, 1 colher de folhas de hortelã, 1 cenoura, 1/2 pepino, 1 colher de café de gengibre ralado, 1 copo de água
Modo de preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes e beba em seguida (se desejar, coe).

Leia também:

Dietas da moda: um problema para quem quer garantir uma vida saudável e feliz

Leia mais colunas de Carol e Silvia