Veja dicas de como consumir frutas nestes dias de calor intenso

melancia
Foto: Clóvis Medeiros/Divulgação

No nosso país tropical, o que não falta são frutas ricas em vitaminas e fibras e pobres em calorias. Ideais para hidratar o nosso corpo nestes dias de calor intenso e contínuo.

Doce, nutritiva e refrescante, a melancia é rica em caroteno, que é convertido em nosso corpo em vitamina A, licopeno, vitamina C e vitaminas do complexo B. Além disso, contém apenas 30 calorias em 100 gramas. Você pode fazer o suco dela e congelar em cubinhos de gelo para utilizar em coquetéis.

Manga
Foto: Clóvis Medeiros/Divulgação

A manga está presente em forma de suco, fatiada e cortada em cubos para dar um sabor especial nas saladas. Meia manga contém 100 calorias, uma vez que é rica em açúcares. Não esqueça de colocar na geladeira para ficar mais saborosa ainda. A manga combina com muitos alimentos, inclusive em forma de molho quente. Filé de salmão com molho de manga fica delicioso.

melao
Foto: Clóvis Medeiros/Divulgação

O melão é da mesma família da melancia. É bastante refrescante, uma vez que contém cerca de 90% de água. Também é fonte de diversas vitaminas e dos minerais cálcio e fósforo. O melão é um alimento ideal para a manutenção da forma, pois contém apenas 30 calorias em 100 gramas, além de propriedades calmantes. Bolinhas de melão congeladas, tão um toque especial no seu espumante ou vinho branco.

caju
Foto: Clóvis Medeiros/Divulgação

O exótico e gostoso caju, além de fornecer a castanha utilizada na gastronomia e para petiscos, é muito consumido em forma de suco feito com a sua parte carnosa. Seu valor em vitamina C é maior do que o da laranja. É rico em ferro. Uma unidade de 60 gramas fornece cerca de 27 calorias, porém o suco geralmente tem mais calorias por ser adoçado e menos fibras por ser coado. Por isto, sempre prefira a fruta in natura ao invés do suco.

acerola
Foto: Clóvis Medeiros/Divulgação

A acerola é rica em vitaminas B1, B2 e C e nos minerais cálcio, fósforo e ferro. A fruta é ótima in natura ou como suco. A fruta é um pouco azedinha, não agradando a todos os paladares. Sua grande vantagem, está no seu baixo valor calórico: 10 unidades contém apenas 10 calorias.