Conto “Juan Darién”, de Horacio Quiroga, será lançado dia 22 de maio em Florianópolis

Foto Divulgação

A Editora Micronotas lança no dia 22 de maio (quarta-feira), em Florianópolis, o livro ilustrado “Juan Darién”, um conto do autor uruguaio Horacio Quiroga traduzido por Byron Vélez Escallón. A publicação será apresentada em evento realizado na UFSC com apoio do Núcleo Onetti de Estudos Literários Latinoamericanos, às 17 horas, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), bloco B, sala Hassis.

Com distribuição gratuita e tiragem de 500 exemplares, o livro tem 80 páginas, capa dura e foi ilustrado pela joinvilense Michelli Catarina. O projeto está sendo realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017.

Três dias depois do lançamento na UFSC ocorre a oficina literária “Horacio Quiroga e o perfeito contista”, com a escritora Katherine Funke, fundadora da Editora Micronotas. A atividade será no dia 25 de maio, sábado, no Espaço Cultural Armazém Coletivo Elza, no Sambaqui, das 15 às 21 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por e-mail (espacoculturalarmazem@gmail.com) ou no local (Rodovia Gilson da Costa Xavier, 1.384). As vagas são limitadas.

Sobre o livro

Mestre do conto, Horacio Quiroga (1878-1937) nasceu no Uruguai e passou a vida adulta na Argentina. No “Decálogo do perfeito contista”, dizia: “Não pense nos amigos ao escrever, nem na impressão que causará a história. Escreva como se o relato não interessasse a mais ninguém senão ao pequeno mundo dos personagens, dos quais poderias ter sido um. Não há outro modo de dar vida ao conto”.

Publicado originalmente em La Nación (Buenos Aires, 1920), “Juan Darién” integrou o volume de contos “El desierto”, editado em Buenos Aires pela Babel em 1924. “Espero que este trabalho de tradução faça jus ao belo conto ‘Juan Darién’ e que aproxime o leitor, a partir das suas próprias questões existenciais e literárias, da escrita de Horacio Quiroga”, diz Escallón, 38 anos, doutor em Literatura e professor de Literatura Hispano-americana do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC.

Graduada em Publicidade e Propaganda, a ilustradora Michelli Catarina fez cursos de artes e anatomia em Paris e Pequim. Neste livro, suas ilustrações receberam design de Pierre Themotheo, com exclusividade para a Editora Micronotas, pequena casa editorial sediada em Joinville.

Bibliotecas públicas ou comunitárias que desejarem receber gratuitamente um exemplar do livro podem fazer a solicitação até o dia 30 de maio pelo e-mail editoramicronotas@gmail.com. Na mensagem é necessário informar um nome de contato e endereço completo.

Sobre a oficina literária

O projeto prevê ainda uma oficina literária gratuita no sábado, dia 25 de maio, no Espaço Cultural Armazém Coletivo Elza. Com duração de seis horas, a oficina “Horacio Quiroga e o perfeito contista” vai estudar e exercitar elementos da arte do conto desenvolvida pelo autor de “Juan Darién”.

Sob a condução de Katherine Funke, a atividade terá como ponto de partida para a leitura o “Decálogo do perfeito contista”, de Quiroga. “Durante a oficina serão apresentadas diferentes vertentes e poéticas do gênero, com base em bibliografia especializada, como ‘A poética do conto’, de Charles Kiefer e ‘Valise de Cronópio’, de Julio Cortázar”, explica Katherine, 37 anos, doutoranda em Literatura e autora de seis livros, entre poesia, ficção e não-ficção. A oficina tem apenas 25 vagas e as inscrições, gratuitas, serão aceitas por ordem de chegada.

Leia mais:
Catarinenses registram em livro os nascimentos ao redor do mundo
Floripa, sua linda! Artista manezinha lança livro com 60 aquarelas retratando a Capital