5 passos para controlar o estresse do trabalho no dia a dia

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Distúrbios do sono, irritação excessiva, angústia, fadiga durante o dia: a combinação desses sintomas podem ser indicativos de que você está estressada. Segundo Adriana Vicco, psicóloga e coach de carreira, uma das principais fontes de estresse vem do trabalho.

– Encontramos muitas pessoas até mesmo deprimidas por causa do trabalho e que projetam a tristeza por toda parte no corpo. A produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o ciclo de sono é alterado e prejudica a imunidade corporal.

A psicóloga explica que, nesses casos, socar a almofada ou falar exaustivamente do motivador no seu estresse, por exemplo, não são as melhores soluções para lidar com o problema:

– O cérebro não distingue se o que passa em sua mente naquele momento é atual ou é passado. Reviver as situações vai liberar novamente os mesmos hormônios de quando você estava em uma situação desagradável – afirma.

A seguir, Adriana dá dicas de como lidar então de forma diferente com momentos estressantes. Confira:

Preste atenção nos episódios

Conheça quais as circunstâncias que liberam adrenalina no seu organismo, causando o estresse. Toda vez que seu corpo reagir, preste atenção ao que o levou até ali. Reconhecer os gatilhos ajuda você a se preparar e não ser pega de surpresa.

Exercícios de respiração

Tá estressada? Respira! Assim que der, busque um local calmo, sente-se com a postura reta e respire inflando a área abdominal. Faça uma contagem básica de 4 segundos para inspirar, 4 segundos retendo o ar e 4 segundos soltando o ar. Você vai se sentir melhor.

Pese a importância do momento

Na hora você pode ter a certeza de que está vivendo a pior situação possível, mas depois que você tende a ficar mais calma, se pergunte qual a relevância isso vai ter na sua vida daqui algum tempo. Vale a pena permitir-se ser tragada por problemas que, em um ano, não farão mais nenhum sentido?

Delegue funções

Estar sobrecarregada é uma das maiores causas de estresse no trabalho. Tente não pegar para si todas as funções a ponto de sentir que você não tem mais tempo nenhum. Outras pessoas também podem executar as atividades que você faria, aprenda a delegar.

Recarregue as baterias

Você trabalha muitas horas por dia, mas isso não quer dizer que a sua vida se resume à sua carreira. Crie momentos para descansar estando longe do trabalho, pode ser em família, amigos ou até mesmo sozinha. Uma caminhada no parque no final da tarde ou um passeio pelas ruas da cidade já vão fazer toda a diferença.

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