Cores, modelagens e estampas: qual a moda do Verão 2020?  

Fotos: Fashion Week, Divulgação

A influenciadora Aline Callai, de Florianópolis, acaba de retornar de um tour de 15 dias pela Europa, onde participou pela terceira vez – a convite – da Semana de Moda de Lisboa, em Portugal. Durante os desfiles fez uma seleção das principais tendências observadas e que, com certeza, tão logo vão estar nas ruas brasileiras durante a temporada de calor. Cada vez mais democrática, a moda traz opções para todos os gostos e estilos. Aqui, a arquiteta que se apaixonou pelo universo fashion divide suas impressões e lança as apostas do Verão 2020. Que tal um toque de inspiração para criar a sua própria moda?

Estampa marmorizada

Longe dos holofotes há várias temporadas, a estampa que imita o mármore foi a eleita de vários designers nesta edição do Moda Lisboa e, agora, promete vir com tudo no próximo verão. A Stoners foi sutil e incorporou a sua estampa às transparências e tons neutros. Já a Hibu, ousou um pouco mais e trouxe o marmorizado em cores mais intensas.

Couro

Já faz um tempinho que o couro deixou de dominar apenas nossos looks de inverno para dar uma escapadinha até o nosso armário de verão. Vários estilistas brasileiros apostaram na textura para suas coleções de verão e os portugueses também aderiram à tendência.

A Stoners e a Duarte trouxeram suas saias, calças e jaquetas de couro em tons básicos e neutros. Já Ricardo Preto inovou na paleta e abusou de tons nada convencionais, incluindo o amarelo.

Neon

Direto dos anos 90 para o verão 2019, o neon segue firme na temporada 2020. Na passarela de Constança Entrudo a nuance se misturou aos tons pastel e criou contraste com os neutros. Já Patrick de Pádua levou os anos de 1990 ao extremo juntando o neon ao tactel e aos stickers.

Tons Neutros

Fazendo um contraponto aos tons vibrantes e aos neons – que já são escolhas certas para esse verão, os tons de off-white e areia chegam para dar sobriedade e elegância aos nossos looks.

A Duarte apostou na paleta em suas jaquetas e calças cargo. Ricardo Preto usou e abusou do tom em seus plissados. A Imauve incorporou os nudes aos decotes e mangas bufantes, criando produções pra lá de femininas.

Babados e Camadas

Para equilibrar a onda de minimalismo que dominou as últimas temporadas, os babados, as camadas e as assimetrias vêm com tudo neste verão!

Os babados da Imauve trouxeram feminilidade à silhueta não marcada da coleção. Já na passarela mais ousada de Constança Entrudo, as pontas assimétricas chegavam a tocar o chão.

Roxo e Lavanda

As coleções das principais marcas brasileiras já estão por essa paleta. Em Portugal, não é diferente: Na passarela dominada pelos tons frios da Away To Mars, o roxo predominou nas estampas lúdicas e nas modelagens retas. A coleção extremamente girlie de Gonçalo Peixoto, trouxe o lavanda nos slip dresses, top croppeds e saias fluidas.

Leia mais:

Moda e arquitetura em movimento

O movimento da vida e da moda

Moda masculina: tendências para o verão