Gradativamente as academias e os espaços de saúde e bem-estar retomam as atividades diárias depois de 35 dias sem o atendimento presencial. A história começou no dia 17 de março quando foi decretada situação de emergência devido a rápida propagação do coronavírus em Santa Catarina. O decreto vedou a abertura de lojas comerciais e de serviços, tendo como objetivo promover o isolamento social e barrar a acentuada curva de transmissão do vírus. Graças a ajuda da população, o resultado foi positivo e, aos poucos, o comércio e alguns serviços voltam a operar no estado. Dessa forma, foi permitida a reabertura das academias e espaços de saúde e bem-estar desde que com o comprometimento de adotar cuidados higiênicos e de distanciamento entre as pessoas. Agora, o novo normal nesses estabelecimentos é a distribuição de máscaras descartáveis, a utilização constante de borrifadores com álcool e a higienização frequente nos aparelhos de uso compartilhado.

Para conversar mais sobre o assunto, convidamos a diretora da Better You Academia, em Florianópolis, Suzana Dellanhol, para contar um pouco mais sobre a nova rotina de atividades, em meio ao contexto de coronavírus, e também para explicar os cuidados tomados a fim de garantir a segurança dos clientes. A Better You Academia é parceira do Clube NSC e oferece 10% de desconto para sócios sobre o valor de qualquer plano. Leia a conversa a seguir:

Enquanto em casa, as pessoas se adaptaram com treinos da forma que era possível. Agora com a reabertura das academias, notou-se alguma necessidade nova dos clientes?

Better You Academia. Foto: Eduardo Duks

Percebemos que há uma necessidade de ter opções de treino para evitar o sedentarismo e as soluções à distância supriram momentaneamente essa demanda. Ainda assim, os clientes relatam sentir falta de ter um ambiente e equipamentos que favoreçam a concentração e a boa execução dos exercícios e, principalmente, a orientação e o estímulo dos instrutores. Oferecer opções à distância pelos instrutores já conhecidos dos alunos parece ser uma alternativa para garantir a entrega dos serviços no que se convenciona como “novo normal”.

Como está a nova rotina na academia, tendo em vista as regras de higienização e distanciamento?
Os clientes tem sido muito colaborativos em relação aos cuidados exigidos pela grave situação de saúde pública. A nova rotina inclui reserva de horários feita por aplicativo para o controle do número de presentes, além do uso de máscara durante os treinos. As academias adotaram procedimentos próprios do segmento, com a observação de estritas normas de higiene, incluindo: borrifadores individuais com panos descartáveis, tapete sanitizante na entrada e limpeza frequente com produtos de uso hospitalar, com atenção aos pontos de contato. Outra medida é o limite reduzido de alunos nas aulas presenciais. Todos esses cuidados têm garantido a tranquilidade dos funcionários e frequentadores que já se habituaram com o distanciamento físico, mas mantendo o clima descontraído na academia.

Como está o retorno dos clientes para academia?
Os clientes têm retornado aos poucos, mas a frequência têm aumentado à medida que visitam a academia e observam o comprometimento com os cuidados necessários. Alguns acham difícil fazer exercícios de máscara, até que percebem que é questão de hábito e que estar bem condicionado e saudável é uma condição fundamental para enfrentar todas as situações.

Sócio do Clube NSC tem 10% de desconto sobre o valor dos planos da Better You Academia.

Como a tecnologia foi inserida na nova rotina?
Diante da impossibilidade de oferecer o serviço presencialmente, outras maneiras de manter o contato com os clientes foram aprimoradas: os professores passaram a transmitir aulas on-line enquanto estavam em casa e, com a reabertura da academia, mantivemos as transmissões, mas agora das aulas com os alunos presentes. Foi a forma encontrada também para manter os empregos dos profissionais: mantendo todos conectados. Além disso, através de aplicativo, os professores prescrevem treinos personalizados com os recursos que os clientes dispõem em casa: cadeiras, bolas e até garrafas de água servem como resistência. Cada profissional fala diretamente com o aluno e cria algo personalizado, com vídeos demonstrativos.

Mudando de assunto, através dos exercícios físicos é possível amenizar os sintomas da Covid-19?
Os efeitos resultantes da infecção por Covid-19 ainda são, em parte, desconhecidos, como todos os demais aspectos da doença. Há um grande número de pesquisas em curso e, em breve, teremos dados confiáveis. Nesse momento deve prevalecer a precaução. A academia está atenta às publicações científicas acerca da reabilitação das pessoas acometidas e, nesse momento, prevemos a adoção de um protocolo de segurança condicionado à liberação médica dos pacientes recuperados e prescrição de treinos baseados em resultados de testes físicos seguros, além de anamnese e acompanhamento atencioso.

A utilização de máscaras de proteção e o agendamento prévio são exemplos das normas de segurança contra a propagação do novo coronavírus durante o período de reabertura das academias em Santa Catarina. Foto: Eduardo Duks/Better You Academia

E para quem está em casa, quais dicas e exercícios são mais indicados?
Para os que estão parados por causa da quarentena ou mesmo nunca praticaram exercícios, acho importante ter em mente que o sedentarismo está entre as principais causas de doenças crônicas. Portanto, ficar parado não é opção para a saúde. Se recomeçar ou começar está difícil, busque auxílio. O segmento das academias reúne profissionais selecionados e treinados, o que garante nível técnico apurado. Frequentar uma academia pode ser um escape muito bom à sensação de confinamento e isolamento pois o ambiente é organizado para garantir a saúde e a integridade dos frequentadores aliado a uma atmosfera amistosa e animada. Escolha uma academia que respeite as diretrizes das autoridades de saúde e que seja capaz de manter a operação com distância entre os presentes. As boas academias agora oferecem atendimento à distância para quando necessário. Esqueça ambientes lotados. Há muitas opções de qualidade.

Além da Better You Academia, sócios do Clube NSC aproveitam descontos e vantagens em mais de 15 academias e espaços de saúde e bem-estar espalhados por Santa Catarina. São descontos de até 30%, em Florianópolis Academia Top Fitness, Tao Pilates, Pulse Studio, Equipe Ivana Henn, Crossfit Four, Academia Espaço Saúde e Body Hall Academia; em Joinville, Team Nogueira Academia; em Chapecó, Oxigênio Academia e Condá Crossfit, em Blumenau, Clínica Wellness e Bio Gym Fitness Club; em São José, Itaguaçu Fitness e Body Hall Academia; e as unidades da FriendsFit Academia em Penha e Piçarras.

Acesse o Clube NSC ou baixe o app e veja todos os benefícios.

Com R$ 12,90 por mês desfrute do universo NSC Total. Acesse assinensc.com.br e tenha em mãos as principais notícias do Estado e garanta descontos do Clube NSC em mais de 400 parceiros. Assine e aproveite!

Leia mais

Restaurantes com entrega em domicílio e desconto do Clube NSC

Confira as datas dos eventos reagendados em Santa Catarina