Couve-flor assada inteira: descubra esta prática receita vegetariana

É uma ótima alternativa vegetariana, facílima de fazer e muito versátil

Foto: Renata Diem

Buscando receitas leves e coloridas para a primavera, descobri uma tendência:
a couve-flor assada inteira no forno. É uma ótima alternativa vegetariana, facílima de fazer e muito versátil. Pode receber diversos temperos e ingredientes diferentes.

Como escolher

A cabeça da couve-flor deve ser compacta e firme, de cor branca ou creme, sem manchas ou pontinhos escuros. Prefira as que estiverem envolvidas por folhas verdes e viçosas.

Como preparar

Depois de lavar a hortaliça, retire as folhas de sua base e pincele toda a couve-flor com azeite de oliva ou manteiga. Em seguida, salpique temperos. Na minha versão, usei curry, orégano, páprica e sal. Preaqueça o forno a 200°C e asse a couve-flor em uma forma untada por cerca de 45 minutos. Se preferir menos tempo de forno, basta aferventá-la antes por alguns minutos. Pode ser servida como acompanhamento ou como um prato mais elaborado.

@asda
@thebonejour
@apothecarycook

Gastronomia + Floricultura

Aproveitando a estação primaveril, cito dois lugares em Florianópolis onde podemos comer rodeado por flores e ter uma sensação mais próxima da natureza, mesmo que não estejamos em um espaço externo.

O Botânico – Colheita Criativa é uma mistura de floricultura com restaurante e faz parte do Multi Open Shopping + Offices, no Rio Tavares. O restaurante é focado em gastronomia consciente e apresenta pratos tão coloridos e atrativos quanto as flores exibidas no local.

No prato ao lado: almôndegas de pinhão com mix de grãos, babaganoush, marinada de couve-flor com beterraba e missô, espinafre com pimentões em molho de castanha e especiarias e cenouras assadas com melado e tomilho

Dentro do Primavera Garden Center está funcionando uma unidade da clássica padaria Lombardo Pão Italiano. Com a atmosfera da grande floricultura, podemos tomar um café e comer um sanduíche de queijo raclete entre as compras.

Leia mais colunas de Renata Diem