Crianças pequenas precisam usar óculos de grau? E de sol?

O acompanhamento oftalmológico é importante já nos primeiros anos de vida

Foto: Divulgação

Assim como uma câmera, os olhos funcionam como captadores de imagem. Após a coleta de informações, o sentido da visão é desenvolvido no cérebro e permite a compreensão do mundo, além de contribuir diretamente com o amadurecimento cognitivo, físico e social na infância. Com acompanhamento oftalmológico adequado durante essa fase, erros refrativos podem ser corrigidos com maior efetividade, principalmente com o uso de óculos de grau.  

— Toda criança deveria ser examinada obrigatoriamente antes dos nove anos de idade, pois é nesse período que acontece a formação cerebral — afirma o diretor do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), Ernani Garcia. 

Nessa fase, problemas como hipermetropía, miopia e astigmatismo são bastante comuns, e causam os seguintes sintomas:

  • hipermetropía: visão embaçada para observar objetos de perto, dores de cabeça ou cansaço ocular, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelhidão e lacrimejamento ocular.
  • miopia: Visão embaçada para olhar objetos distantes, fadiga ocular e necessidade de apertar os olhos
  • astigmatismo: visão dupla, dificuldade de leitura, sensibilidade à luz e dificuldade para enxergar de longe e de perto

Dados mostram que 22% das crianças na faixa etária de quatro a nove anos apresentam alguma deficiência visual, que tem como característica comprometer a formação de imagens precisas na retina, responsável por transmitir as informações para o cérebro, e dessa forma podem retardar o processo de aprendizagem das crianças.

A partir do dois anos de idade é recomendada consulta periódica ao especialista com espaçamento de seis em seis meses, caso a criança já possua algum problema identificado, ou, então, anualmente, para checagem e monitoramento.

Além do acompanhamento oftalmológico, é importante estar atento aos sinais apresentados pelos pequenos. Dores de cabeça, olhinhos desviando ou coloração avermelhada devem servir de alerta aos pais. 

— Nesses casos o uso de óculos de grau torna-se extremamente importante, principalmente porque ele irá corrigir e estimular a visão durante essa fase. Os óculos farão com que a informação chegue ao cérebro de forma correta e precisa — explica Dr. Ernani.

Os estímulos gerados pelo uso dos óculos de grau são imprescindíveis nessa idade, já que o cérebro humano aprende a enxergar até aproximadamente os oito anos de idade. Portanto, a correção desses problemas se torna mais efetiva durante essa faixa etária e minimizam os reflexos de deficiências visuais na vida adulta.

Exposição ao sol também merece atenção

Outro fator importante para proteger a visão das crianças é o uso dos óculos de sol. Geralmente as crianças ficam bastante expostas ao sol, em brincadeiras, passeios e atividades diurnas, por isso é importante também avaliar junto ao especialista o modelo mais adequado para a garotada.

Uma boa dica para estimular que os pequenos usem esse acessório é permitir que eles escolham qual a cor e modelo mais combinam com a sua personalidade. Dessa forma, é possível aliar diversão e proteção da melhor maneira possível. 

Como escolher óculos para crianças

O rosto da criança muda muito conforme o tempo vai passando, então é importante manter uma avaliação regular da armação escolhida por elas, além do acompanhamento de alteração do grau da lente. 

Cada faixa etária tem uma necessidade diferente para a escolha da armação e é necessário atenção para evitar novos problemas para as crianças. No caso das menores de três anos, por exemplo, a opção são os óculos que possuem uma tira de silicone para prender a armação na cabeça da criança. Isso porque, além da possibilidade de derrubarem o acessório com frequência, a orelha e o nariz da criança ainda são sensíveis. 

Já para as crianças na faixa dos 10 anos, os modelos mais modernos estimulam o uso correto dos acessórios, seja com lente de grau ou com proteção solar. Por isso, a Óticas Carol aposta em marcas e estilos que acompanham as tendências da moda, ou que são clássicas em qualquer idade, como a Ray-Ban.

Na Óticas Carol é possível encontrar uma extensa variedade de modelos, para todos os estilos e idades. Conheça mais sobre a Óticas Carol na Grande Florianópolis.