Crianças podem tomar café?

Café
Foto: Gabriella Pontel/Bossa República/Divulgação

Hoje vamos falar sobre uma bebida polêmica, o café. Apesar de ser super conhecido e estar principalmente na mesa da manhã da maioria das famílias, não é recomendado para as crianças.

E por que crianças não podem tomar café?

O café é altamente estimulante e prejudicial a saúde das crianças pois pode atrapalhar a absorção de ferro, cálcio e levar à anemia. Ele possui substâncias, como a cafeína e taninos, que atrapalham a absorção de nutrientes importantes para o desenvolvimento dos pequenos. Em excesso, causa insônia, agitação, irritabilidade e dores no estômago.

Então vale ressaltar que o café só deve ser ofertado as crianças após os cinco anos de idade, assim como recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Ministério da Saúde. O limite máximo é de 45mg de cafeína por dia, o equivalente a meia xícara de café filtrado. Mesmo em pequenas quantidades, como recomendado, o café das crianças devem estar sempre combinado com leite (3/4 de leite para 1/4 de café), pois assim estarão ingerindo menos cafeína e mais cálcio e zinco.

Se o seu filho adora café, é melhor tomar durante a manhã e à tarde. Evite oferecer a bebida à noite e não se esqueça da quantidade: não mais que meia xícara ao dia!

Leia também:

Chocolate pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, ósseas e na diminuição do estresse

Como ressignificar a comida em sua vida

Pesquisas indicam a importância dos pais na mediação das escolhas alimentares das crianças