Cuide dos olhos no verão com essas dicas

Fotos: Pixabay

Óticas Carol apresenta

Assim como a pele e os cabelos, os olhos precisam de atenção especial durante a temporada mais quente do ano. Desconfortos e olhos vermelhos podem ser evitados com cuidados simples e com óculos de sol adequados.

Conversamos com a oftalmologista Juliana Schneider Gewehr, que faz parte da equipe médica do Hospital dos Olhos de Florianópolis, e separamos boas dicas para aproveitar o verão sem deixar a saúde de lado.

Aproveite muito, mas tenha cuidado

Esporte e brincadeiras na areia da praia podem causar irritação ocular pela presença de corpo estranha intraocular.

— Pode-se lavar com água limpa e usar colírio lubrificantes de acordo com prescrição médica, caso o problema não seja resolvido dirigir-se a um pronto socorro para que o médico remova o cisco com material esterilizado – informa a especialista.

Cuidados com piscina e água do mar

Segundo a especialista, a água do mar e piscina pode causar irritação, e mais frequente a conjuntivite, pela contaminação química e física.

— Devemos evitar abrir o olho embaixo da água, quando não estamos usando óculos de natação. E é recomendado que se lave os olhos com água limpa ao sair do mar ou piscina, além de usar colírios lubrificantes para evitar lesões por agentes que estejam na superfície ocular – orienta a oftalmologista.

Lentes de contato

Não há nenhuma contraindicação para a utilização de lentes de contato na praia ou na piscina, apenas a recomendação de lavar bem as mãos antes de colocar a lente de contato, para evitar contaminação.

Ainda assim a oftalmologista dá dicas de como evitar desconfortos com as lentes durante o período:

— A melhor opção seriam lentes descartáveis de uso diário e deve-se evitar abrir os olhos na água do mar ou piscina para não perder a lente de contato.

Escolha óculos de sol com garantia de proteção

Os óculos de sol é o principal aliado do verão, mas é importante que o modelo garanta a proteção contra a radiação ultravioleta, como os que são encontrados na Óticas Carol. Além da garantia de proteção, os óculos precisam ter o código de certificação de qualidade, que pode ser encontrado na embalagem, garantia ou nas astes.

—Não importa a intensidade da cor das lentes. Pode ser lente clara ou escura, mas é preciso comprar óculos de sol em óticas de referência e que forneçam termo de garantia das lentes – alerta Dra. Juliana.

Outra dica para a hora de comprar os óculos solares é escolher pelas lentes polarizadas, que reduzem o brilho e proporcionam 100% de proteção para maior conforto. Para quem usa óculos de grau há possibilidade de fazer lentes escuras com a receita adequada.

— Sem nenhum tipo de proteção, a lente escura pode ser prejudicial. Ocorre a dilatação da pupila permitindo maior entrada dos raios ultravioleta, podendo desenvolver doenças como ceratite, olho vermelho, pterígio, catarata e degeneração da retina.

O modelo dos óculos também pode significar muito na escolha. O indicado é que a lente cubra a pele ao redor dos olhos, evitando manchas e câncer de pele nas pálpebras. Avaliar a lateral dos óculos também é importante, já que os modelos mais fechados evitam a radiação por esse ângulo.