Curta catarinense recebe prêmio na 2ª mostra Sesc de cinema

Cerimônia realizada no Rio de Janeiro anunciou os destaques em oito categorias

Flecha Dourada recebeu prêmio de melhor direção de fotografia. Foto: Divulgação

O Sesc anunciou na noite deste domingo, 9 de dezembro, os vencedores da 2ª Mostra Sesc de Cinema 2018 nas categorias filme, direção de arte, direção de elenco, roteiro, direção, montagem, desenho de som e direção de fotografia.

— A segunda edição da Mostra reforça a atuação do Sesc para difundir a produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição. Também abre um espaço importante para que trabalhos de cineastas fora do eixo Rio – São Paulo circulem por todo o país – destaca Marco Aurélio Lopes Fialho, analista de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.

Dos oitos prêmios, seis foram concedidos para curtas e dois para longas-metragens. O prêmio de melhor filme ficou com ‘Escolas em luta’, de Rodrigo Teixeira Marques. O longa paulista é um documentário sobre ocupações estudantis que ocorreram em São Paulo, em 2017, e o poder das redes sociais.

— A Mostra Sesc de Cinema viabiliza e fomenta a cultura. O prêmio que recebemos é uma consequência do esforço coletivo de três produtores e dos estudantes que protagonizaram o documentário com suas reivindicações. Esse resultado é o reconhecimento de que o nosso trabalho está no caminho certo.

Entre os destaques por categoria, a melhor direção de fotografia ficou com Flecha Dourada, um curta produzido por Cíntia Domit Bittar, de Florianópolis. O filme conta a história dos lutadores do grupo Golden Flecha que voltam ao ringue depois de 50 anos para reviver a era gloriosa do catch em Santa Catarina.

Em sua segunda edição, a Mostra Sesc de Cinema teve 1.061 filmes inscritos, sendo 952 curtas e 109 longas. A escolha das obras que compõem a mostra nacional foi feita por uma comissão formada por profissionais do Sesc e especialistas das áreas de cultura e cinema.

As inscrições para a 3ª Mostra Sesc de Cinema poderão ser realizadas no período de 15 de fevereiro a 20 de março. Na próxima edição poderão ser inscritos médias-metragens e os vencedores ganharão prêmios de incentivo.