Confira dicas gastronômicas e culturais para festejar os 167 anos de Joinville com economia

joinville
joinville

Hoje, dia 9 de março, Joinville comemora 167 anos. De colonização majoritariamente
alemã, a maior cidade de Santa Catarina preserva as origens na arquitetura, na cultura e na gastronomia típica. Um dos principais destinos turísticos do Estado, é conhecida como a cidade das flores, da dança, das bicicletas e dos príncipes – isso porque, em 1843, a princesa Francisca Carolina, filha de Dom Pedro I, casou-se com um príncipe francês que ganhou como dote um
terreno perto da colônia de São Francisco – que depois viria a se tornar Joinville. Aproveitando que a cidade tem diversas opções de passeios para quem gosta de arte, história e natureza, selecionamos alguns roteiros gratuitos imperdíveis e dicas gastronômicas, culturais e de entretenimento para quem é sócio do Clube NSC aproveitar os descontos de até 50% para conhecer melhor a região ou aproveitar o que ela tem de melhor. Confira a lista:

Natureza

Estrada Bonita
Não dá para visitar Joinville sem passar pela estrada – que faz jus ao nome e fica em Pirabeiraba, zona Norte da cidade, uma área rural a cerca de 25 km do Centro. O caminho passa por cenários bucólicos, com pequenas propriedades, pontes de madeira, riachos e trilhas em meio às araucárias, eucaliptos e palmeiras. A vastidão dos pastos, as construções em arquitetura germânica e os estábulos conferem charme à estrada, que foi fundada em 1885 por trabalhadores da ferrovia Curitiba Paranaguá. Vale o passeio!

Gastronomia

Não dá para falar de Joinville sem citar as deliciosas iguarias de origem alemã, como o apfelstrudel, folhado de maçã típico, as saborosas cucas e até as cervejas artesanais. Mas não é só da culinária alemã que a gastronomia de Joinville vive. A cidade tem uma grande variedade de restaurantes, incluindo aqueles com especialidades internacionais. Confira alguns estabelecimentos parceiros do Clube na cidade e delicie-se pagando menos:

Cafeteria Catalã
Autointitulada “a legítima cafeteria de Joinville”, a Cafeteria Catalã acaba de completar três anos. Uma das novidades do cardápio é o brownie de banana passa, que fica uma delícia acompanhado de sorvete de creme. Há também opções fitness, como shakes protéicos, pães de queijo recheados com doces ou salgados, açaí e drinks com ou sem álcool. Para estimular o uso das bikes na cidade das bicicletas, a cafeteria dispõe de um bicicletário para os clientes.
Rua Doutor João Colin, 1.179, América – (47) 3461-3131
Sócio do Clube NSC e acompanhante têm desconto de 10% no pedido.

Gute Schokolade
Com mais de 20 anos de mercado, a Gute Schokolade possui uma linha de produtos elaborados a partir de chocolate caseiro e com um toque artístico. bombons de licor, trufas, pães de mel e presentes personalizados estão no menu da loja – vale ficar de olho nos produtos especiais para a Páscoa que está chegando!
Rua Quinze de Novembro, 4.315, Glória – (47) 3453-0873
Sócios do Clube NSC têm desconto de 20% na linha de chocolates e de 10% nos demais produtos.

Saint Beer
Não dá para passar por Joinville sem experimentar uma boa cerveja artesanal. Na loja da cervejaria catarinense Saint Bier, sócio do Clube NSC tem desconto na compra de rótulos da marca. A dica é conferir os estilos premiados, como a Light Lager e a Stout, que ganharam medalha de prata na South Beer Cup 2017. O concurso reuniu cervejarias de toda a América do Sul na Argentina no ano passado, sagrando-a como a Stout mais premiada do Brasil.
Rua Blumenau, 1.100, América, Joinville – (47) 3028-2240
Sócios do Clube NSC têm desconto de 20% em cervejas e chopes dos rótulos Saint Bier.

Mercearia Sofia
Fundada em 2005, a Mercearia Sofia é um bar e restaurante especializado na cozinha tradicional espanhola e de países colonizados pela Espanha. A cozinha apresenta, todos os dias, sugestões de tapas de acordo com a época e a safra dos ingredientes utilizados. Os pratos são produzidos com as ervas e temperos cultivados na horta do próprio restaurante. O local também disponibiliza sala de artes, onde acontecem exposições de telas, gravuras e esculturas. Vale experimentar a tortilla de batatas com bacalhau à espanhola, prato típico da Galícia, Noroeste da Espanha.
Rua Aubé, 772, Boa Vista – (47) 3028-2404 e (47) 9107-5210
Sócio do Clube NSC e acompanhante têm desconto de 15% no pedido.

Holz Hotel
Construído no melhor estilo germânico, o Holz Hotel é uma opção de hospedagem com ótimo custo-benefício na cidade. Para quem mora em Joinville, vale conferir o delicioso e tradicional café da manhã do hotel, que é aberto ao público e tem uma grande variedade de tortas, bolos, frios, pães e salgados.
Rua Quinze de Novembro, 4.195, Bairro Glória, Joinville – (47) 3802-7735
Sócio e acompanhante têm desconto de 50% no café da manhã e de 10% na hospedagem.

História

Estação da Memória
Também conhecida como a antiga Estação Ferroviária de Joinville, a Estação da Memória fica em um prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Construído em 1906, o edifício é um dos marcos do desenvolvimento da região. No local, é possível conhecer um pouco mais da história da cidade por meio da arquitetura, dos trilhos e dos objetos de época. As instalações também abrigam o Museu da Bicicleta e o Museu do Ferro de Passar.
Rua Leite Ribeiro, s/nº, Anita Garibaldi.

Artes

Museu de Arte de Joinville
O museu está localizado em uma edificação tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado, na antiga casa do imigrante alemão Ottokar Doerffel, político e criador do primeiro jornal de Joinville. Rodeado por árvores, um gramado e um lago, o espaço recebe exposições temporárias e tem um acervo permanente com pinturas, esculturas e gravuras de artistas locais e nacionais.
Rua XV de Novembro, 1.400, América.

Belas Artes Joinville
Que tal se inspirar na efervescência cultural de Joinville para aprender novas habilidades? A escola Belas Artes, parceira do Clube NSC, oferece mais de 40 cursos nas áreas de dança, teatro, música e artes visuais. Fundada em 1993, a adota uma metodologia de ensino que faz com que o aluno aprenda os conceitos teóricos da arte enquanto a pratica. Há opções para todas as idades e gostos – de cursos de musicalização para bebês a pintura em tela, passando por bateria, fotografia, desenho artístico e digital e balé.
Rua Aubé, 427, Saguaçu – (47) 3026-1816
Sócios do Clube têm desconto de 50% na matrícula e de 5% na mensalidade.

Leia mais:

Emilim Schmitz: Os melhores lugares para curtir em Joinville

Conheça a história de cinco mulheres em Santa Catarina que aplicam a sororidade no dia a dia

Compartilhe com a gente como você pretende aproveitar o aniversário de Joinville