
A decoração da casa é algo que, assim como nós mesmos, muda muitas vezes ao longo da vida. Para evitar o inconveniente das grandes reformas, a dica é investir em uma decoração de base neutra e optar por complementos mais ousados que garantem a repaginada do visual.
Quando o assunto é decoração, não existe uma regra, até porque gosto e estilo cada um tem o seu. Mas segundo a arquiteta Silvana Margarin, investir em uma base neutra é sempre uma boa ideia.
– Ela é mais flexível e oferece múltiplas possibilidades para compor com objetos decorativos. Por este motivo é que a paleta neutra também atrai um número maior de pessoas – explica.
Silvana compartilha algumas dicas de como dar vida e personalidade à decoração a partir de ambientes ancorados na máxima neutralidade. Confira:

Uma única cor, vários tons
O bege e outras cores da paleta de terrosos são muitos usados como base dos projetos de interiores. Para não deixar o ambiente com cara de showroom, escolha uma cor e a partir dela, misture outras de tons próximos, em uma escala de tom sobre tom. Esta solução tira a monotonia, dá movimento ao cômodo e ainda provoca um interesse visual.

Humanize
Flores são sempre muito bem-vindas na decoração. Se o cenário é clean, elas deixam o espaço ainda mais colorido e cheio de vida. E não é preciso muito. Um vaso de vidro simples com algumas folhagens já humaniza e faz a maior diferença em um cômodo neutro. E não é apenas uma planta que transforma um ambiente neutro: é a inclusão de um objeto trazido de uma viagem, de um móvel que é herança de família. A base pode ser neutra, mas os objetos contam histórias.

Madeira para aquecer
Quer um contraste singular? Distribua na ambientação alguns móveis soltos de madeira ou de tons amadeirados. O elemento natural aquece o espaço e traz um aconchego todo especial para a casa.

Estampas e texturas
Tecidos texturizados usados nos revestimentos de sofás e poltronas ou em cortinas convidam ao toque e ajudam a customizar um cantinho neutro. E mais, a base monocromática permite estampas: use nas almofadas ou no tapete, por exemplo, e até no papel de parede. Outra boa ideia é ousar no enxoval, que pode trazer tanto estampas quanto cores mais vibrantes. Lembre-se: são os detalhes que fazem a diferença.

Valorize obras de arte
Quando as paredes são brancas e grande parte do mobiliário planejado é neutro, por exemplo, peças decorativas ganham ainda mais atenção. Aproveite então para expor seus quadros, suas obras de arte. Além de compor o cenário, as telas ou mesmo gravuras e fotografias emolduradas saltam aos olhos. Valorizam o ambiente, dando aquele toque de personalidade. O olhar para as peças pode ainda ser potencializado a partir do efeito de luz e sombra.